Sistema de Qualidade

Sistema de Qualidade

O Sistema de Gestão da Qualidade, que tem vindo a ser implementado na ESEP, tem os seus alicerces nos princípios da norma ISO 9001:2008 e nos princípios orientadores emanados pela A3ES. Tal como recomendado na norma de referência – ISO 9001:2008, a abordagem do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) efetuada pela ESEP, baseia-se na análise dos requisitos dos seus clientes, na definição dos processos que contribuem para um ensino da enfermagem de excelência e na manutenção dos seus processos de controlo. O SGQ que está a ser implementado visa a melhoria contínua por forma a aumentar a satisfação dos seus clientes e a proporcionar um ensino de enfermagem de qualidade.

 

Manual de Gestão da Qualidade


Manual de Gestão da Qualidade (Código: MGQ.01 - Revisão: 0)

// POLÍTICA DA QUALIDADE

A ESEP pretende ser um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e ser interventivo nos processos de cuidar em saúde. Neste sentido, e para prosseguir esta visão, a ESEP iniciou a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) como parte integrante do seu desenvolvimento.

A política da qualidade reforça o elo de ligação entre a implementação e o desenvolvimento do SGQ, bem como, entre a melhoria contínua e a eficácia da sua intervenção. Assim, apoiada na missão, na visão, nos valores e em eixos estratégicos previamente pensados e definidos, a política de qualidade constitui-se num dos pilares para o desenvolvimento e um dos requisitos para a garantia do seu sucesso organizacional.

O Conselho Diretivo da ESEP, em 2008, definiu a sua política na área da qualidade, dando início ao processo de implementação do SGQ, partilhado entre os vários intervenientes da comunidade escolar e enriquecido pela experiência anterior da ESEnfDAG, em certificação da qualidade.

Com o fenómeno da globalização, os mercados tornaram-se mais competitivos pelo que a diferenciação e a qualificação tornaram-se fatores determinantes para a sobrevivência e o sucesso das instituições. Desta forma, e no caso particular do ensino superior, a implementação de sistemas de gestão da qualidade tornou-se numa realidade, constituindo-se não como uma mera "moda” de gestão, mas, antes, numa valiosa ferramenta de gestão.

Neste contexto, considera-se a qualidade como um conjunto de dimensões estruturantes já previamente identificadas, nomeadamente, a promoção do sucesso educativo, o desenvolvimento da investigação aplicada, o aprofundamento das relações nacionais e internacionais, a mobilidade de docentes, estudantes, investigadores e de outros trabalhadores.

// Difundir a qualidade envolve a adoção de uma conduta lógica, organizada, agregada, útil, prática e transparente, baseada na melhoria dos processos, dos procedimentos, dos regulamentos e dos registos, bem como, do aprofundamento das estratégias e do reforço da relação entre a comunidade educativa e a organização.

 

A gestão de topo da ESEP compromete-se a:

1. Cumprir com os requisitos legais aplicáveis;

2. Ouvir e considerar os requisitos dos clientes, explicitados nos processos:

a. Valorizar a focalização no estudante como cliente, em todos os cursos ministrados pela ESEP;

b. Proporcionar as condições científicas e pedagógicas para o desenvolvimento de uma formação de qualidade;                

c. Eliminar os tempos de espera e fornecer informação precisa, clara e atempada aos clientes;

d. Disponibilizar, analisar e responder, no prazo legalmente fixado, a todas as reclamações e sugestões exaradas pelos clientes dos serviços, introduzindo rapidamente, sempre que se justifique, as mudanças adequadas;

e. Fomentar formas explícitas e mais céleres de comunicação interna e externa;

f. Definir e difundir os objetivos e as competências dos diversos serviços/áreas e intervenientes, bem como, as formas de articulação entre os mesmos;

g. Elaborar planos e relatórios de atividades de acordo com a lei em vigor, solicitando igualmente planos e relatórios setoriais a discutir com os respetivos responsáveis, e proceder à sua divulgação.

3. Estabelecer a cooperação como estratégia de formação e identificar a responsabilidade social da ESEP:

a. Criar mecanismos de comunicação com outros serviços públicos, de forma a contribuir para decisões céleres e informações atempadas;

b. Desenvolver as relações internacionais, nomeadamente através da mobilidade de estudantes, docentes e não docentes, e da concretização de outros projetos de intercâmbio, no âmbito da intervenção da ESEP.

4. Promover uma cultura de racionalização dos recursos e da sua utilização com parcimónia:

a. Proceder a uma gestão criteriosa dos recursos financeiros, evitando desperdícios, despesas inúteis e avaliando o custo-benefício de cada ação;

b. Utilizar, de forma racional, os recursos tecnológicos, otimizando os meios e implementando sistemas que permitam diminuir rotinas, simplificando e acelerando processos;

c. Desenvolver uma gestão orientada para resultados programados, promovendo a criação e a aplicação de mecanismos de controlo e de avaliação adequados;

d. Promover uma política de pessoal que permita o desenvolvimento do seu potencial técnico, científico e criativo, através da motivação e do envolvimento e uma política de avaliação e de formação que contribua para a valorização profissional, pessoal e cultural dos trabalhadores;

e. Fomentar o espírito de abertura à mudança para formas de trabalho mais eficientes, que contribuam para a simplificação e desburocratização de procedimentos.

5. Promover um ambiente de qualidade junto da comunidade escolar:

a. Firmar ações de cidadania junto dos clientes internos e externos que estabeleçam um ambiente de qualidade.

6. Melhorar de forma continua o sistema de gestão da qualidade.

No desenvolvimento deste percurso a ESEP é orientada pela máxima:

"Acreditamos numa ESEP sempre melhor, onde se aprende uma enfermagem mais significativa para as pessoas”


 

// Grupo dinamizador da qualidade
  • Ana Isabel Vilar
  • Carlos Vilela
  • Cristina Barroso
  • Francisco Vieira
  • Júlia Neto
  • Orísia Pereira
  • Paulo Puga Machado

// Equipa de auditores internos (Download)


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