Apoio ao Estudante

Apoio ao Estudante

CONSULTAS DE ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO 

Consulte o Panfleto com Informações Relativas ao Serviço


Na transição para o Ensino Superior, bem como no seu trajeto pessoal dentro deste e na passagem para o mercado de trabalho, o jovem adulto confronta-se com tarefas psicológicas exigentes, que vão desde a separação em relação à família e desenvolvimento da autonomia até ao confronto com condições de estudo, de avaliação pedagógica e de gestão do tempo pouco familiares, passando, ainda, pela construção e possível rutura de laços afetivos mais próximos da forma adulta, o questionamento vocacional e existencial, entre outros. Só efetuando as reorganizações pessoais, necessárias à boa resolução destas tarefas, será possível atravessar proveitosamente esta fase e, mais tarde, responder satisfatoriamente aos desafios da vida adulta.
Assim, o GAEIVA foi criado com o objetivo de prestar apoio aos seus estudantes, visando a adequação da sua vida pessoal às exigências do contexto do Ensino Superior, promovendo assim uma melhor adaptação e o sucesso académico.

Objetivos
  • Desenvolver atividade de apoio psicológico: nível 1 (identificação de situações de risco e/ou crise, referenciação a outros profissionais da saúde, orientação para os recursos da comunidade e monitorização de casos) e, se os recursos disponíveis o permitirem, de nível 2 (diagnóstico e intervenção psicológica em áreas que interfiram com a aprendizagem);
  • Desenvolver iniciativas para a otimização das capacidades individuais e melhoria do rendimento escolar, nomeadamente sobre métodos de estudo, estratégias para lidar com a ansiedade e as intervenções de crise;
  • Realizar o encaminhamento para instituições/serviços especializados, em casos de perturbação psicológica grave;
  • Consciencializar e sensibilizar para a promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco;
  • Proporcionar o aconselhamento de carreira e apoio a decisão vocacional.
Serviços
  • Apoio especializado e individual, em contexto confidencial e gratuito;
  •  Aconselhamento vocacional;
  •  Apoio psicopedagógico;
  •  Atendimento na área da Sexualidade, na área do consumo de substâncias Psicoativas e Psiquiatria (mediante protocolo com instituições da especialidade);
  •  Sessões em grupo - Atividades formativas (na área dos métodos de estudo/gestão da ansiedade/sexualidade/comportamentos de risco/empregabilidade)

Problemáticas mais apresentadas:

Dificuldades de adaptação

Isolamento social

Dificuldades no estudo e de concentração

Estados de ansiedade e stress

Sintomatologia depressiva

Dificuldades relacionais/afectivos

Problemas emocionais

Dúvidas em relação ao curso


Destinatários


A consulta psicológica, realizada sempre num contexto estritamente confidencial, tem como prioridade o atendimento dos estudantes da ESEP. 
Duração

As sessões individuais tem a duração de, aproximadamente 50 minutos. Caso o aluno não compareça à sessão marcada, deverá avisar antecipadamente.


Marcações

As marcações deverão ser solicitadas:
- através de envio de um e-mail, para o endereço: apoio.estudante@esenf.pt, e deverá, ser anexado o Pedido de Atendimento Psicológico a ficha de registo de  pedido, aqui disponível para esse efeito, devidamente preenchida;
- imprimindo o formulário Pedido de Atendimento Psicológico e entregando-o pessoalmente no Serviço.

Pedido de Atendimento Psicológico

- O estudante receberá, preferencialmente para o contacto de e-mail indicado, resposta com a marcação da primeira consulta de rastreio, onde se avaliará o tipo de dificuldade e o tipo de apoio pretendido pelo utente, sendo analisado, igualmente, o tipo de intervenção mais adequado à situação diagnosticada.
- A sessão inicial de rastreio, para além da avaliação da situação, procura igualmente, determinar o grau de urgência no atendimento.

Local de Atendimento

O GAEIVA dispõe de um gabinete para o atendimento psicológico, a funcionar no pólo Cidade do Porto, no 3º piso, junto à Sala de Atos.
Além deste espaço de atendimento reservado às consultas de Psicologia, o posto de trabalho da técnica situa-se na ESEP-Sede, junto dos Serviços Académicos e de Apoio a Estudantes – e poderá ser contatada, para informações e outros assuntos.

Horário de Atendimento

« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem