Tuna Académica

Tuna Académica
A Tuna Académica de Enfermagem do Porto (TAEP) teve origem na antecessora Tuna Académica de Enfermagem de São João (TAESJ), esta última fundada em 1999, sendo um dos grupos académicos que representa a Escola Superior Enfermagem do Porto (ESEP).

No ano de 2006, antecipando a fusão das três escolas públicas de enfermagem da cidade do Porto (ESEnf. Cidade do Porto, ESEnf. D. Ana Guedes e ESEnf. São João) e perante os Leões Académicos, símbolo mais representativo da Academia do Porto, a tuna recria-se como Tuna Académica de Enfermagem do Porto, abrindo uma nova página na sua história, mas sempre transportando em si, sete anos de saber e tradição de várias gerações de tunos que estão presentes na génese de um renovado projeto, ampliados agora com a experiência de todos quantos ousaram vir descobrir uma forma diferente de ser estudante aproveitando uma paixão comum pela música.

Marcos históricos importantes que fazem parte do percurso da TAESJ e posteriormente TAEP são por entre muitas atuações onde percorremos o país de Norte a Sul (cada uma delas com algo para contar), as presenças na RTP nos programas "Portugal no Coração” e "Praça da Alegria”, a última das quais em Abril de 2012. Uma das tradições das quais a tuna se orgulha e que temos transportado nas várias gerações de elementos (cerca de 70) que a constituem é o FARDAS (Festival Académico Recordando Donzelas Amizades e Serenatas), festival de tunas académicas que teve já no mês de Abril a sua IX edição, sendo um dos mais emblemáticos certames de tunas a nível nacional, devido à singular interação do público com as tunas presentes.

A TAEP tem como uma das suas preocupações essenciais da tuna o bem representar a Escola de Enfermagem do Porto, estando presente em todas as suas atividades e divulgando o seu nome por todo o país.

Para fazer parte da tuna não é necessário ter dotes musicais de um Beethoven ou Mozart, basta "apenas” ser-se do sexo masculino e ter vontade em viver a vida académica de um modo completamente diferente, no qual a amizade e o companheirismo aliados ao gosto pela música fazem a diferença. A TAEP ensaia todas as segundas e quartas-feiras a partir das 21h e quem achar preencher os requisitos necessários para dela fazer parte simplesmente necessita de aparecer na sua sala de ensaio no piso 1 da ESEP nos dias de ensaio.

O lema da TAEP é "Set Enfermares, Cantares e Bebedares” e se ainda não ouviram falar da tuna, certamente não se esquecerão quando tiverem a sorte de serem contemplados com uma das suas atuações, principalmente se de uma serenata se tratar.

« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem