ECare-COPD

ECare-COPD

ECare-COPD

PROMOÇÃO DA AUTOGESTÃO NA DPOC: PROGRAMA FORMATIVO


RESUMO:

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) tem uma prevalência de 14,2% na população Portuguesa com mais de 40 anos e será a terceira causa morte a nível mundial em 2030.
As diferentes entidades nacionais e internacionais (PNS 2012-16; GOLD; 2016; GINA, 2014; IDF, 2013; ESC, 2012) apontam como uma das principais estratégias para melhorar o controlo da doença crónica, aumentar a autonomia no autocuidado e para promover uma melhor qualidade de vida, a aquisição de competências de autogestão da doença pelo doente, pelo que urge dotar os atuais e futuros profissionais de competências para a promoção da autogestão da doença nas pessoas com DPOC.
Face à magnitude da problemática, a formação na área da saúde continua a ser deficitária, independentemente dos esforços que, na última década, instituições de ensino superior, instituições de cuidados de saúde e outras entidades nacionais e internacionais têm desenvolvido.
Este projeto inovador na área da formação e ensino da enfermagem pretende disponibilizar componentes formativas digitais de nível inicial para estudantes de 1.º ciclo em enfermagem, a incluir em unidades curriculares existentes no plano curricular atual do curso. Para os estudantes dos cursos de pós-licenciatura ou para enfermeiros que pretendam aprofundar a sua formação profissional contínua, serão criados cursos em e-learning de nível intermédio e avançado, que serão integrados em unidades curriculares de opção nos cursos de especialização em funcionamento.
A utilização de metodologias de aprendizagem em formato e-learning permitirá, ao estudante e ao profissional, o acesso a conteúdos em formato assíncrono, respondendo à necessária autonomia pedagógica e gestão do tempo de trabalho individual do estudante. Esta estratégia será complementada com tecnologias interativas de discussão entre professores e estudantes de forma a potenciar uma aprendizagem colaborativa e ativa.
A formação em enfermagem rege-se por elevados padrões de qualidade e segurança, motivo pelo qual, para potenciarmos a competência de decisão dos estudantes em contexto clínico pretendemos desenvolver oito cenários clínicos, a serem integrados num simulador imersivo em ambiente web.
A criação de um curso e-learning de promoção da autogestão em pessoas com DPOC, concebido a partir da análise da melhor evidência disponível, desenhado com o contributo de peritos, ajustado a partir das experiências de utilização de estudantes e profissionais, e desenvolvido por instituições de charneira nas suas áreas de atuação (ensino da enfermagem e criação de conteúdos de simulação imersiva), viabilizará a conceção de um suporte educativo ímpar, ajustado às necessidades dos utilizadores e ao desenvolvimento de competências de decisão e de interação, permitindo a construção de conhecimento e experiências clínicas fundamentais para a promoção da qualidade de vida nos doentes com DPOC.

PARCEIROS:
  • Escola Superior de Enfermagem do Porto
  • Take The Wind, Lda.

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO:

Miguel Padilha - Investigador Responsável [ESEP]
Ana Leonor Ribeiro [ESEP]
Paulo Puga Machado [ESEP]
José Luís Ramos [ESEP]
Rogério Marques [TTW]
António Pedro Dias [TTW]
Nuno Pratas [TTW]
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem