INTENT-CARE

INTENT-CARE

ACRÓNIMO:  INTENT-CARE

TÍTULO: Tecnologias educacionais interativas: contributo para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades dos familiares cuidadores.


OBJETIVO:
  • O projeto tem como finalidade conceber e validar uma ferramenta interativa com vista a fornecer informação adaptada às necessidades dos familiares cuidadores de doentes dependentes no autocuidado de forma a complementar a orientação dada e a promover a sua mestria.

RESUMO:

Nos últimos anos, as alterações demográficas e o envelhecimento da população têm levado a mudanças dos paradigmas políticos, incluindo a privatização de setores da saúde, o reforço do apoio domiciliário e o recurso cada vez maior a ferramentas das tecnologias da informação e comunicação. O cenário atual aponta para um aumento na utilização de plataformas educacionais destinadas à educação para a saúde dos cidadãos. A internet é considerada um meio privilegiado de informação e comunicação utilizada para interagir com a população, permitir o acesso à informação e uma forma de garantir às populações que essa informação é fidedigna. Aos cidadãos é cada vez mais solicitado o seu envolvimento e maior coresponsabilização nos cuidados de saúde.

O Intent-Care está alinhado com a EIP e AHA (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing), plano de ação C2. Foi já desenvolvido um estudo quasi-experimental em Portugal. O projeto será desenvolvido em 3 etapas: Avaliação diagnóstica (identificar e priorizar as necessidades); Conceção de uma ferramenta interativa (desenhar e desenvolver a ferramenta interativa; Implementação e avaliação da ferramenta interativa (avaliar o impacto/contributo da ferramenta interativa nos conhecimentos e autoeficácia dos familiares cuidadores no processo de cuidar de doentes dependentes).

O projeto "Tecnologias educacionais interativas: contributo para o desenvolvimento de conhecimento e habilidades dos familiares cuidadores” visa desenvolver e validar uma ferramenta interativa que permita fornecer informação específica aos familiares cuidadores de pessoas dependentes que complemente a sua orientação e promova a sua autonomia. Irá ser desenvolvido um site interativo, confiável e de fácil de utilização. O elemento inovador principal será o desenho interativo da plataforma permitindo uma resposta rápida às necessidades do utilizador, auxiliando no processo de decisão e na seleção da informação mais relevante. O conteúdo será construído tendo como foco as necessidades básicas de vida diária, permitindo superar as dificuldades independentemente do diagnóstico clínico dos pacientes. Esta plataforma será apoiada por visualização de vídeos de demonstração de procedimentos e documentos de áudio. Alguns vídeos serão realizados com familiares cuidadores que prestam já apoio a pessoas dependentes. 


PARCEIROS: 
  • Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) 
  • Universidade de São Paulo – Brasil (USP – Brasil)
  • Centro Hospitalar do Porto - Portugal (CHP)

EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO: 
Maria José Lumini Landeiro [ESEP]
Teresa Martins [ESEP]
Membros do grupo C2 - Action for the Development of Interoperable Independent Living Solutions of EIP-AHA (European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing)
Estudante de Mestrado 


PRODUÇÃO CIENTÍFICA
 
Artigos científicos 

Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. (2016)
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
In: Rev. Eletr. Enf., v.19 - Aceite para publicação  

Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
 In: Revista Latino-Americana de Enfermagem, 24: 2774

Educational technology in care management: technological profile of nurses in Portuguese hospitals (2015)
Autores: Maria José Lumini, Rosa Freire, Manuela Martins, Teresa Martins & Heloísa Peres
 In: Revista Esc. Enferm USP, 49 :150-155

Avaliação de necessidades informacionais dos cuidadores na prestação de cuidados domiciliares à pessoa dependente (2015)
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins
In: Revista de Enfermagem da UFSM, 5(3):486-498


Capítulos de livros:

As novas tecnologias no processo de cuidar (2016)
Livro: A pessoa dependente e os familiares cuidadores
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire


Conferências: resumos de livros:

Educational tool to Improve Caregiver Rol (2014)
Livro: Ebook 25th International Nursing Research Congress
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Design and development of an interactive educacional tool-contributions for family caregivers (2013)
Livro: Ebook do 24th International Nursing Research Congress
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Revisão sistemática das metodologias qualitativas de dados utilizados nos estudos sobre a prestação de cuidados informais (2012)
In: Psicologia, Saúde & Doenças
Autores: Maria José Lumini, Maria de Fátima Araújo, Maria José Peixoto, Maria Rui Sousa, Paulo Machado, Rosa Freire & Teresa Martins

Situational transition- promotion of a therapeutic plan (2012)
Livro: Ebook XVI Encuentro International de investigacion en Cuidados
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire

Main Needs and Difficulties of Caregivers to Care of Dependent Patients (2011)
Livro: Ebook 22nd International Nursing Research 
Autores: Maria José Lumini, Heloísa Peres & Teresa Martins

Modelos teóricos subjacentes ao desenvolvimento de cursos à distância no âmbito de enfermagem: uma revisão sistemática da literatura (2011)
In: Referência - Revista Científica da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde
Autores: Maria José Lumini & Rosa Freire


Prémios:


RESULTADOS PREVISTOS
Depois de validados os resultados deste estudo em Portugal, a plataforma educacional poderá ser traduzida e adotada por outros países europeus. Através da informação fidedigna que a plataforma disponibilizará, adaptada às necessidades dos familiares cuidadores, esta ferramenta tecnológica constituir-se-á num importante recurso facilitador para melhoria dos cuidados prestados a pessoas dependentes. O atual contexto socioprofissional advoga a adoção de múltiplos recursos e políticas em saúde que promovem a capacitação dos familiares cuidadores, aliados à sustentabilidade do serviço nacional de saúde. Esta investigação sugere novas estratégias educacionais destinadas ao familiar cuidador, com recurso às tecnologias de informação e comunicação. Pensamos ter contribuído para o desenvolvimento e integração das tecnologias educacionais interativas nos contextos clínicos, proporcionando aos profissionais de saúde um recurso tecnológico complementar na preparação dos familiares cuidadores, contribuindo assim para a melhoria da qualidade em saúde. Este trabalho de doutoramento aqui descrito incide sobre a conceção e avaliação de uma plataforma educacional interativa, cujo objetivo é apoiar os familiares cuidadores de pessoas dependentes. Os resultados revelaram uma melhoria estatística significativa no conhecimento dos familiares utilizadores da tecnologia educacional. Assim, os resultados do grupo experimental permitiram comprovar um ganho de conhecimentos em todos os domínios avaliados. No grupo de controlo, o conhecimento não sofreu variação nos dois momentos de avaliação. A diferença dos resultados obtidos no grupo experimental permite-nos afirmar que o uso da tecnologia educacional contribui para o aumento do conhecimento dos familiares cuidadores no domínio dos autocuidados em estudo. O conhecimento demonstrou estar positivamente relacionado com o grau de escolaridade antes e depois da intervenção.

Mais informações aqui  


« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem