Palliare Project

Palliare Project
Community of Practice




PROJETO PALLIARE – Projeto pedagógico para a melhoria dos cuidados a pessoas com demência avançada e respetivos familiares cuidadores

Uma equipa de docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) integra a equipa de investigação do projeto internacional Palliare, um projeto que visa a melhoria dos cuidados a pessoas com demência avançada e respetivos familiares cuidadores. Este projeto, financiado peloprograma Erasmus+ entre 2014 e 2016, é coordenado pela University of the West Scotland, contando com parceiros da República Checa - Charles University; da Eslovénia - Faculty of Healthcare Jesenice; Suécia - Linnaeus University; Finlândia - Turku University of Applied Sciences; Espanha - University of Alicante e Portugal - ESEP.
Este projeto tem como objetivo fomentar a aprendizagem experiencial, apoiada na prática e na interação social, com vista a dotar os profissionais de saúde e assistência social com competências para a melhoria da prestação de cuidados paliativos aos pacientes com demência, permitindo a integração desses profissionais numa comunidade internacional de prática.
Esta dinâmica de partilha no ensino interprofissional intensificará os níveis de confiança na prestação de cuidados a esses clientes, revelando competências ainda não exploradas e encorajando a mobilidade de profissionais, consubstanciando-se, assim, numa mais-valia na prestação de cuidados aos pacientes com demência e no eventual reconhecimento desta área como opção de carreira profissional.
Um dos passos mais importantes que precede a criação da comunidade de prática, a nível internacional, é a produção de conhecimento relacionado com as experiências na demência avançada. Esta investigação tem por base a elaboração de estudos de caso, com o objetivo principal de registar a experiência na prestação de cuidados a pessoas com demência avançada, tipificando os casos de Pessoas com Demência (PWD) na Europa e tendo como referência os contextos reais existentes no país de origem dos parceiros intervenientes.
O contributo de cada país parceiro, com a apresentação de pontos fortes e diferentes perspetivas, é imprescindível para a reformulação do conceito de demência no espaço europeu. Este projeto dá especial enfoque às características das diferentes áreas profissionais na área da prestação de cuidados em demência, abrindo caminhos para novas oportunidades de carreira através da mobilidade real ou virtual.
O desenvolvimento do modelo de aprendizagem experiencial e da comunidade de prática virtual está na base da futura criação da Academia Europeia de Demência, de âmbito virtual, e da dinamização de atividades relacionadas que irão permitir a conceção e desenvolvimento de um modelo de aprendizagem experiencial dirigido a profissionais de saúde.

O grupo de investigação da ESEP é coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Abreu e integra docentes da área da saúde mental da ESEP e docentes com experiência e formação em cuidados paliativos: Prof. Dra. Olga Fernandes, Prof. Dr. Carlos Sequeira e Prof. Dra. Cristina Barroso.



« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem