Projeto Training&Educa

Projeto Training&Educa
Training&EducainPC

Palliative Care, Education, Curriculum, Training Programs, Hospice and Palliative Care, Health Personnel


RESUMO:

Os cuidados paliativos são cuidados de saúde que melhoram a qualidade de vida das pessoas e suas famílias que enfrentam problemas associados ao aparecimento de uma doença avançada, progressiva, com prognóstico de vida limitado.  A cada ano, cerca de 40 milhões de pessoas necessitam de cuidados paliativos, 78% das quais vivem em países com reduzidos recursos económicos. Em todo o mundo, apenas 14% das pessoas que precisam de cuidados paliativos recebem este tipo de cuidados. Regulamentações excessivamente restritivas para a utilização de morfina e outros medicamentos essenciais paliativos, negam acesso a alívio adequado da dor e dos cuidados paliativos. A educação, treino e conscientização do que são cuidados paliativos entre os profissionais de saúde é uma barreira importante a ultrapassar para melhorar a acessibilidade a estes cuidados. A necessidade global de cuidados paliativos continuará a crescer como resultado da carga crescente de doenças não transmissíveis e o envelhecimento das populações. Cuidados paliativos precoces reduzem o número de internamentos hospitalares desnecessários e a utilização dos serviços de saúde (OMS, 2018). 
Bons cuidados na paliação assentam em educação e treino adequados dos seus profissionais. O currículo académico e profissional, a sua complexidade, as prioridades educativas, os desafios no setor da saúde, exigem novos planos para a formação, agilidade dos membros das escolas e universidades responsáveis pelo desenvolvimento curricular. O desenvolvimento da formação exige inovação e conhecimento de cuidados paliativos, baseado nas recomendações nacionais e internacionais para esta área da saúde. Está documentada a necessidade crescente de educação, formação, treino adequado dos enfermeiros para o cuidado a pessoas e famílias em condição paliativa (Davis & Lippe, 2018).


OBJETIVOS:

  • Mapear prioridades educacionais e formativas dos profissionais de saúde, em matéria de cuidados paliativos, a nível internacional.
  • Mapear a formação pós-graduada em cuidados paliativos realizando um estudo exploratório nacional que informe sobre as caraterísticas dos diferentes currículos académicos aos níveis de ensino pós-graduado, nas diferentes escolas de Medicina, Enfermagem e Saúde.
  • Identificar consensos relativamente a aspetos estruturantes dos programas formativos pós-graduados– conteúdos programáticos, carga horária, estratégias de ensino aprendizagem, competências profissionais com foco na população especializada em CP.


Pertinência para a prática de Enfermagem:

A excelência dos cuidados paliativos partirá também de profissionais de saúde com uma excelente educação, treino de habilidades e competências profissionais. Os resultados desta investigação poderão orientar quer para a construção do currículo, para o desenvolvimento curricular, quer para o planeamento da educação no ensino superior, ou formação contínua profissional, nomeadamente do grupo profissional de enfermagem.


Plano de Investigação e Métodos

Este estudo está registado na Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) / NursID/Cintesis.

Decorre num horizonte temporal de fevereiro de 2018 a junho de 2020. 

Desenvolve-se em 3 estudos independentes:
  • Estudo 1 – Scoping Review (fevereiro de 2018 - fevereiro de 2019)
  • Estudo 2 – Survey Study (dezembro de 2019 - fevereiro 2020)
  • Estudo 3 – Delphi Study (dezembro de 2019 - fevereiro 2020)


EQUIPA DE INVESTIGAÇÃO:

Investigador Responsável – Olga Fernandes (ESEP)
Adriana Coelho (ESEC)
Barbara Fernandes (HSJ – Porto)
Maria Aurora Pereira (ESSVC)
Maria Manuela Cerqueira (ESSVC)
Sandra Martins Pereira (UCP)
Vítor Oliveira Parola (ESEC)
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem