Espaço museológico

Espaço museológico
Organização do espaço museológico

  • Salas temáticas do núcleo museológico.
  • O Núcleo Museológico tem como objetivos:
  • Contribuir para o enriquecimento cultural da cidade;
  • Dar a conhecer ao público o espólio existente de forma a facilitar a compreensão da atividade do cuidar em enfermagem ao longo dos tempos;
  • Facilitar aos alunos a compreensão e motivá-los para o estudo da história de enfermagem;
  • Promover uma dinâmica ativa;
  • Desenvolver intercâmbio com outros núcleos museológicos.
  • O Núcleo Museológico está constituído por diversas salas referentes a diferentes temáticas.

A direção da atual escola decidiu manter com a designação - Sala Museu Enfermeira Lourdes Santos a sala A, mantendo-a com parte do espólio que pertenceu à Escola Superior de Enfermagem de São João, por ter sido o embrião daquilo que hoje é o Núcleo Museológico da ESEP.
Sala B - Encontram-se materiais utilizados com objetivos pedagógicos relativos a diferentes áreas de ensino tais como bioquímica, mapas e modelos anatómicos e material audiovisual. Encontram-se ainda, nesta sala vitrinas com materiais diversos provenientes dos diferentes polos que deram origem à Escola Superior de Enfermagem do Porto.
Sala C - Encontramos um quadro alusivo ao emergir dos hospitais portugueses, imagens respeitantes a uma aula de cirurgia e a um hospital medieval, materiais utilizados na prestação de cuidados pelos enfermeiros ao longo dos tempos. Identifica-se ainda a estrutura de uma unidade do doente em regime hospitalar.
Sala D - Estão expostas uma unidade de pediatria e uma sala de partos. Encontra-se ainda um armário onde estão expostas peças de esmalte, de inox e o vestuário em miniatura utilizado pelos alunos nas sessões de ensino na comunidade, às mulheres grávidas.
Salão Nobre e Corredor - no primeiro estão evidenciadas referências, símbolos de cada um dos polos e maqueta da futura ESEP. No segundo encontram-se expositores com símbolos referentes à enfermagem nomeadamente diplomas e emblemas de cada uma das Escolas que constituem hoje a ESEP, gravuras da cidade do Porto e peças oferecidas como galhardetes e medalhas comemorativas.
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem