Ano letivo 2016/2017

Ano letivo 2016/2017
CREDITAÇÕES 2016/2017

Ata nº 18/2017 do CTC de 2 de maio

Documento 2017/1377, relativo ao pedido de creditação enviado por Nádia Mariana Correia Machado, estudante n.º 7265, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com o conteúdo programático da seguinte unidade curricular concluída com aproveitamento por Nádia Mariana Correia Machado no Curso de Mestrado em Ciências da Educação – Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências, da Universidade do Minho:
⇒ Metodologia de investigação (7,5 Créditos); classificação de 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=> Introdução à investigação.


Ata nº 11/2017 do CTC de 13 de março

Documento 2017/841, relativo ao pedido de creditação enviado por Cândida Raquel Nogueira Alves da Graça Ribeiro, estudante n.º 6917, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Cândida Raquel Nogueira Alves da Graça Ribeiro no Curso de Som e imagem, especialização em Artes digitais, da Universidade Católica Portuguesa:
⇒ Metodologia de Investigação I (3 ECTS); classificação de 15 valores;
⇒ Metodologia de Investigação II (3 ECTS); classificação de 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=>Introdução à investigação.

Documento 2017/857, relativo ao pedido de creditação enviado por Ana Margarida Freitas Lopes, estudante n.º 6405, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Margarida Freitas Lopes no Curso de Ciências biomédicas (1º ciclo), da Universidade do Algarve:
⇒ Bioética (3 ECTS); classificação de 17 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 17 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=>Bioética e ética em Enfermagem.


Ata nº 10/2017 do CTC de 6 de março

Documento 2017/697, relativo ao pedido de creditação enviado por Nádia Mariana Correia Machado, estudante n.º 7265, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Nádia Mariana Correia Machado no Curso de Licenciatura em Biologia e Geologia (1º ciclo)
⇒ Bioquímica (semestral 3,5 horas semanais,); classificação de 17 valores;
⇒ Microbiologia (3 horas semanais); classificação de 19 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 18 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=> Bioquímica e microbiologia.


Ata nº 8/2017 do CTC de 20 de fevereiro

Documento 2017/521, relativo ao pedido de creditações do estudante, Pedro André Peixoto Silva, aluno n.º 7054, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com o conteúdo programático da seguinte unidade curricular concluída com aproveitamento por Pedro André Peixoto Silva no Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade de Aveiro:
⇒ Metodologia de investigação em Psicologia (6 ECTS); classificação de 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=> Introdução à investigação.

Documento 2017/525, relativo ao pedido de creditações da estudante, Marta Filipa Campos Magalhães, n.º 7059, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marta Filipa Campos Magalhães no Curso de Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa:
⇒ Anatomia e Fisiologia (6 ECTS); classificação de 12 valores;
⇒ Bioética (3 ECTS); classificação de 18 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 6 ECTS:
=> Anatomia 
=> Bioética e ética em Enfermagem 

Documento 2017/526, relativo ao pedido de creditações da estudante Diana Cristina Baptista de Magalhães Aguiar, n.º 6916, do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Diana Cristina Baptista de Magalhães Aguiar no Curso de Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde:
⇒ Consulta Psicológica I (6 ECTS); classificação de 16 valores;
⇒ Consulta Psicológica II (6 ECTS); classificação de 18 valores;
⇒ Intervenção Psicológica em Grupos (4 ECTS); classificação de 16 valores;
⇒ Psicossociologia da Comunicação (5 ECTS); classificação de 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP com 3 ECTS:
=> Comportamento e relação


Ata nº 5/2017 do CTC de 30 de janeiro

Documento 2017/293, relativo ao pedido de creditação enviado por Daniela Filipa Costa Alves, estudante n.º 6933, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Daniela Filipa Costa Alves no Curso de Licenciatura em Criminologia do Instituto Superior da Maia:
Metodologias de investigação I (5 ECTS); classificação 15 valores;
Metodologias de investigação II (5 ECTS); classificação 13 valores;
Sociologia I (5 ECTS); classificação 17 valores;
Sociologia II (5 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,8 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 9 ECTS:
Introdução à investigação
Socioantropologia da saúde


Ata nº 4/2017 do CTC de 23 de janeiro

Documento 2017/203, relativo ao pedido de creditação enviado por Ana Maria Trigo Macedo Martins, estudante n.º 6246, do MEC. Decisão do CTC: De acordo com a alínea b) do número 2 do Artigo 7.º do Regulamento de creditação e considerando que a primeira pauta da Unidade Curricular de Investigação em Enfermagem já foi afixada, o pedido é denegado.


Ata nº 44/2016 do CTC de 5 de dezembro

Documento 2016/3544, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Sofia Ferreira Antunes, n.º 6956 do CLE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, concluídas com aproveitamento por Ana Sofia Ferreira Antunes, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Introdução à Investigação – creditada com 15 valores (a partir das Unidades Curriculares: Investigação I (5 ECTS) com a classificação de 16 valores e Investigação II (10 ECTS), com a classificação de 15 valores.


Ata nº 42/2016 do CTC de 21 de novembro

Documento 2016/3169, relativo ao pedido de creditação enviado por Ana Maria Trigo Macedo Martins, estudante n.º 6246 do MEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades do Curso de Doutoramento em Educação, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a que a requerente obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
 => Metodologias de Análise Qualitativa de Dados (3 ECTS) – creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular «Epistemologia e Metodologia Qualitativa - A construção de uma Tese de Doutoramento.» - 5 ECTS, com a classificação de 18 valores);
=> Metodologias de Análise Quantitativa de Dados (3 ECTS) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular «Análise Estatística e Utilização do SPSS» - 5 ECTS, com a classificação de 16 valores).

Documento 2016/3439, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Cláudia Coelho Leite Brandão da Silva -, n.º 7304 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento pela estudante Cláudia Coelho Leite Brandão da Silva no Curso de Licenciatura em Farmácia, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto:
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais I (9 ECTS); classificação 10 valores;
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais II (9 ECTS); classificação 11 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 10,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 9 ECTS:
=> Anatomia
=> Fisiologia


Ata nº 41/2016 do CTC de 14 de novembro

Documento 2016/3302, relativo ao pedido de creditações da estudante Marta Alexandra Moreira Sousa Pinto, n.º 6898, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marta Alexandra Moreira Sousa Pinto no Curso Superior de Psicologia do Instituto Superior da Maia:
=> Estatística aplicada I (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Estatística aplicada II (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento I (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia social I (5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Métodos quantitativos (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Psicologia social II (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento II (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia da educação (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Métodos qualitativos (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Ética e deontologia da psicologia (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia escolar (opção) (5 ECTS); classificação 16 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,7 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 21 ECTS:
=> Introdução à investigação
=> Socioantropologia da saúde
=> Psicologia da saúde
=> Bioética e ética em Enfermagem
=> Informação em saúde


Ata nº 39/2016 do CTC de 2 de novembro

Documento 2016/3016, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Rosa Maria Carreiro de Oliveira, aluna n.º 6922, do MDCSE. Decisão do CTC: Considerando a insuficiência da documentação entregue, que não permite a analise do conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Rosa Maria Carreiro de Oliveira no Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia da Escola Superior de Enfermagem de Vila Real, o CTC decidiu denegar o pedido de creditação à unidade curricular Investigação em Enfermagem.


Documento 2016/3171, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Nuno Ribeiro Lourinho, aluno n.º 6871, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Clinica da Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, concluídas com aproveitamento por Nuno Ribeiro Lourinho, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Introdução à Supervisão Clinica em Enfermagem – creditada com 17 valores (a partir dos conteúdos do Curso de Pós-graduação em Supervisão Clínica, com a classificação de 17 valores).


Ata nº 38/2016 do CTC de 24 de outubro

Documento 2016/2681, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria Armanda do Rosário Pinto, aluna n.º 139, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático da seguinte unidade curricular concluída com aproveitamento por Maria Armanda do Rosário Pinto, no Curso de Licenciatura em Psicologia da Universidade do Minho:
=> Estatística aplicada à Psicologia (12 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 3 ECTS:
=> Introdução à investigação.

Documento 2016/3066, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Bruna Filipa da Silva Castro, n.º 6927 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento pela estudante Bruna Filipa da Silva Castro no Curso de Licenciatura em Farmácia, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto:
=> Química e Biomoléculas I (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Química e Biomoléculas II (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais I (9 ECTS); classificação 12 valores;
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais II (9 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,10 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 12 ECTS:
=> Bioquímica e microbiologia
=> Anatomia
=> Fisiologia 

Documento 2016/3089, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Poliana de Sousa Dias, n.º 6340, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento pela estudante Poliana de Sousa Dias no Curso de Licenciatura em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa:
=> Anatomia e Fisiologia (7,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Nutrição e Saúde (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> História da Enfermagem e da assistência (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,10 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 12 ECTS:
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Psicologia da Saúde


Ata nº 36/2016 do CTC de 10 de outubro

Documento 2016/2952, relativo ao pedido de creditações de unidades curriculares não homónimas, enviado pela estudante, Marta Andreia Ferreira Alves, n.º 3032, do MEMC.  Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem (MDCSE) concluído no ano letivo 2014/2015 na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), a que Marta Andreia Ferreira Alves obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Qualidade em Saúde (opção) – creditada com 10 valores, a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde (3 ECTS) com a classificação de 10 valores;
=> Economia em Saúde (opção) – creditada com 15 valores, a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde (3 ECTS) com a classificação de 15 valores.

Documento 2016/2894, relativo ao pedido de creditações de unidades curriculares não homónimas, enviado pela estudante, Maria Manuela Silva Veloso Correia, n.º 5571, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Direção e Chefia dos Serviços de Enfermagem (MDCSE) concluído no ano letivo 2014/2015 na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), a que Maria Manuela Silva Veloso Correia obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Qualidade em Saúde (opção) – creditada com 15 valores, a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde (3 ECTS) com a classificação de 15 valores;
=> Economia em Saúde (opção) – creditada com 16 valores, a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde 83 ECTS) com a classificação de 16 valores

Documento 2016/2783, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Cláudia Raquel Rodrigues Cardão, aluna n.º 6823, do CPLEESMO. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina e Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que Cláudia Raquel Rodrigues Cardão concluiu com aproveitamento, o Conselho Técnico-Científico, tendo em conta o parecer da Coordenadora do CPLEESMO e os regulamentos em vigor, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Prática Baseada na evidência - creditada com 14,2 valores (a partir das unidades curriculares
Epidemiologia I – Conceitos (4 ECTS) com 13 valores; Administração da Saúde (4 ECTS) com 16 valores; Medições em Saúde: Questionários e Escalas (4 ECTS) com 14 valores; Epidemiologia II – Métodos – (4 ECTS) com 12 valores e Sistemas de Informação Geográfica (4 ECTS) com 16 valores).


Ata nº 35/2016 do CTC de 03 de outubro

Documento 2016/2460, relativo ao novo pedido de reanálise do processo de creditações do estudante Vítor Hugo Costa Martins Abreu, n.º 6941, do CLE. Decisão do CTC: O estudante Vítor Hugo Costa Martins Abreu, n.º 6941, do CLE, juntou novos elementos ao seu pedido de creditações. Foram analisados os novos documentos anexados pelo estudante Vítor Hugo Costa Martins Abreu, verificando-se que é relevante para efeitos de creditação a seguinte formação:
a) Curso "Intervenção psicológica em oncologia – 3.ª edição” da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com 3,5 ECTS e classificação final de 18 valores;
b) unidade curricular "Comunicação Oral e Escrita”, do Curso de Licenciatura - Educação básica, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, com 6 ECTS e classificação final de 16 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16,7 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 3 ECTS:
=> Informação em Saúde
O estudante solicitou, ainda, que fossem consideradas as unidades curriculares (UC`s) com a maior classificação final a concorrer para a creditação das unidades curriculares. Reapreciado todo o processo, o CTC decidiu manter as classificações atribuídas para as creditações registadas na ata 31/2016 de 5 de setembro. Verifica-se que o estudante concluiu com aproveitamento diferentes UC`s em diferentes cursos. O CTC analisou cada uma dessas UC`s, tendo em consideração o número de ECTS, a área científica e o conteúdo programático, bem como os objetivos e as estratégias. Na sequência dessa análise, e no respeito pela alínea C) do artigo 6.º do Regulamento de creditação, o CTC elaborou uma combinação de um conjunto de UC’s anteriormente realizadas, tendo atribuído às UC`s creditadas uma classificação ponderada pelo peso de cada uma dessas UC`s. Neste contexto, é mantida a classificação proposta para a creditação das unidades curriculares elencadas no despacho do processo 2016/2460, registado na ata 31/2016 de 5 de setembro.

Documento 2016/2860, remetido pelo Presidente da ESEP, para deliberação, relativo ao pedido do GAMII - Gabinete de Apoio à Mobilidade e Intercâmbio Internacional, a solicitar, no âmbito do Programa Erasmus+, para a concretização de mobilidades, a substituição de unidades curriculares do CLE da ESEP. Decisão do CTC: Analisada a proposta apresentada CTC decide que:
=> A frequência com aproveitamento das unidades curriculares Prácticum III (10 ECTS) e Prácticum VI (20 ECTS), num total de 30 ECTS, da Facultad de Medicina y Ciencias de la Salut da Universidad de Oviedo, substitui as unidades curriculares do CLE da ESEP: Ensino Clínico: Saúde Mental e psiquiatria (15 ECTS), Ensino Clínico: Pediatria (7,5 ECTS) e Ensino clínico: Obstetrícia (7,5 ECTS), num total de 30 ECTS;
=> A frequência com aproveitamento das unidades curriculares Prácticum II (15 ECTS), Prácticum III (10 ECTS) e Prácticum VI (20 ECTS), num total de 45 ECTS, da Facultad de Medicina y Ciencias de la Salut da Universidad de Oviedo, substitui as unidades curriculares do CLE da ESEP: Ensino Clínico: Saúde Mental e psiquiatria (15 ECTS), Ensino Clínico: Pediatria (7,5 ECTS), Ensino clínico: Obstetrícia (7,5 ECTS) e Ensino Clínico em Meio Hospitalar - Opção (15 ECTS), num total de 45 ECTS.

Documento 2016/2899, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Paula Pires Santiago, n.º 6938 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático da seguinte formação concluída com aproveitamento por Andreia Sofia Seabra Pacheco, na Universidade do Minho:
=> Curso Livre de Inglês (3 ECTS);
Na sequência da análise referida, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, e no âmbito da alínea e) do Artigo 45.º  do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, republicado pelo Decreto-Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, o CTC decidiu creditar sem nota a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 3 ECTS:
=> Línguas europeias - inglês

Documento 2016/2825, relativo ao pedido de creditações do estudante Nuno Miguel Fernandes Gonçalves, n.º 6930, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Nuno Miguel Fernandes Gonçalves no CLE da Escola Superior de Saúde Jean Piaget - Vila Nova de Gaia, com um total de 58 ECTS e uma classificação média ponderada de 13,7 valores:
=> Tecnologias de informação e comunicação (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Primeiros socorros e reanimação (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Patologia geral (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Nutrição e dietoterapia (3 ECTS); classificação 10 valores;
=> Microbiologia (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Introdução à profissão (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 16 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioquímica e biofísica (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Biologia celular e genética (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Antropossociologia e trabalho de campo (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomofisiologia II (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomofisiologia I (6 ECTS); classificação 10 valores
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,7 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 48 ECTS:
=> Socioantropologia da Saúde
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Enfermagem
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Informação em Saúde
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Patologia I
=> Patologia II
=> Intervenção em situações de catástrofe
O CTC analisou, ainda, o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Nuno Miguel Fernandes Gonçalves, no Curso de Licenciatura em Gerontologia da Universidade de Aveiro:
=> Contextos sociais e familiares do envelhecimento (10 ECTS); classificação 12 valores;
=> Introdução à gerontologia (10 ECTS); classificação 14 valores;
=> Demografia e epidemiologia do envelhecimento (4 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 6 ECTS:
=> Saúde do adulto e do idoso

Documento 2016/2837, relativo ao pedido de creditações de unidades curriculares não homónimas, enviado pela estudante Filipa Nunes Lopes Moura, n.º 5751, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-graduação em gestão dos serviços de Enfermagem (CPGGSE) concluído no ano letivo 2015/2016 na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), a que o requerente obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Qualidade em Saúde (opção) – creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde com a classificação de 15 valores); 
⇒ Economia em Saúde (opção) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde com a classificação de 16 valores).

Documento 2016/2834, relativo ao pedido de creditações de unidades curriculares não homónimas, enviado pela estudante Vanda Celina Carvalho Barandas, n.º 2638, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem (CMDCSE) concluído no ano letivo 2012/2013 na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), a que a requerente obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Qualidade em Saúde (opção) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde com a classificação de 16 valores); 
⇒ Economia em Saúde (opção) – creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde com a classificação de 13 valores).


Ata nº 34/2016 do CTC de 26 de setembro

Documento 2016/2743, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Cecília Gonçalves Mota Freitas Abreu, aluna n.º 6887, do CPLEER. Decisão do CTC: analisado o processo instruído com o conteúdo programático das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, concluídas com aproveitamento por Cecília Gonçalves Mota Freitas Abreu, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Ética de Enfermagem - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Ética e espiritualidade no fim da vida, com a classificação de 16 valores); 
O CTC decidiu ainda denegar o pedido de creditação à UC Prática baseada na evidência, por manifesta falta de conteúdos equivalentes.

Documento 2016/2460, relativo ao pedido de reanálise do processo de creditações enviado pelo estudante Vítor Hugo Costa Martins Abreu, aluno n.º 6941, do CLE. Decisão do CTC: O processo de creditações foi analisado de acordo com a documentação entregue pelo estudante e a decisão do CTC foi registada na ata 31/2016 de 5 de setembro. No pedido de reapreciação agora efetuado, o estudante julga "possível uma análise mais profunda, a partir da qual seja fecundado um parecer mais favorável”, considerando que, "dessa análise, poderá surgir a possibilidade de outras creditações que não foram cogitadas em sede de formalização de requerimento”, pelo que solicita que sejam solicitados "documentos adicionais” considerados pertinentes para o efeito. Considerando o teor do requerimento do estudante, o CTC esclarece que todas as decisões deste conselho são alvo de uma análise aprofundada e recorda que o Artigo 12.º do Regulamento de creditações da ESEP explicita os procedimentos de creditação, clarificando que o estudante deve juntar os documentos que entenda relevantes para a análise do seu pedido. Nestes termos, o CTC não considera pertinente solicitar nenhum outro tipo de documento adicional e, após reanálise de todo o processo, mantem a decisão anterior.

Documento 2016/2780, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Renata Paquete Costa Marques, n.º 7094 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento pela estudante Renata Paquete Costa Marques no Curso de Licenciatura em Farmácia, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto:
=> Química e Biomoléculas I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Química e Biomoléculas II (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais I (9 ECTS); classificação 13 valores;
=> Sistemas Morfológicos e Funcionais I (9 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,1 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 12 ECTS:
=> Bioquímica e microbiologia
=> Anatomia
=> Fisiologia 


Ata nº 33/2016 do CTC de 19 de setembro

Documento 2016/2638, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Tiago Emanuel da Graça Pereira, n.º 6907, do CLE. Decisão do CTC: O estudante Tiago Emanuel da Graça Pereira, n.º 6907 do CLE tinha feito um pedido de creditações, registado no fluxo 2016/2395. No despacho desse pedido, analisando a documentação constante no processo, o CTC decidiu creditar com 12,7 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 24 ECTS:
=> Anatomia
=> Bioquímica e microbiologia
=> Fisiologia
=> Informação em saúde
=> Psicologia da saúde
=> Desenvolvimento pessoal e social.
O estudante junta agora nova documentação. Foi analisado o conteúdo programático da seguinte unidade curricular concluída com aproveitamento por Tiago Emanuel da Graça Pereira, no Curso de Licenciatura em Ciências do Desporto – Ramo Gestão Desportiva, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto:
=> Estatística (5 ECTS); classificação 11 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 11 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 3 ECTS
=> Introdução à investigação

Documento 2016/2396, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Soraia Isabel Crista Fontes, aluna n.º 6931, do CLE. Decisão do CTC: A estudante Soraia Isabel Crista Fontes, n.º 6931 do CLE, tinha feito um pedido de creditações, já registado no fluxo 2016/2396. No despacho desse pedido, analisando a documentação constante no processo, o CTC decidiu creditar com 10 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 9 ECTS:
=> Anatomia
=> Fisiologia
A estudante junta, agora, nova documentação. Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Soraia Isabel Crista Fontes, no Curso de Licenciatura em Gerontologia, da Universidade de Aveiro:
=> Introdução à Patologia (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Psicologia do Envelhecimento (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Biologia do Envelhecimento (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Contextos sociais e Familiares do Envelhecimento (10 ECTS); classificação 15 valores;
=> Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ética em Gerontologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Introdução à Gerontologia (10 ECTS); classificação 17 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16 valores a seguinte unidade curricular do CLE da ESEP, num total de 3 ECTS:
=> Bioética e ética em enfermagem 

Documento 2016/2352, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria Liliana Canas Varandas, aluna n.º 6372, do CPLEESIP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria Liliana Canas Varandas no Mestrado em Supervisão da Universidade de Aveiro, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem (2 ECTS) – creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular "Supervisão” (3,5 ECTS);
=> Prática Baseada na Evidência – creditada, sem nota (a partir da unidade "Dissertação” (26 ECTS).


Ata nº 32/2016 do CTC de 12 de setembro

Documento 2016/2594, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Marina Rocha Leal, N.º 6957 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marina Rocha Leal no CLE da Universidade Católica Portuguesa, com um total de 78 ECTS e uma classificação média ponderada de 13,2 valores:
=> Pedagogia da Saúde (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> História de enfermagem e da assistência (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Antropologia (5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia (7,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Investigação em enfermagem (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia geral (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Farmacologia (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Sociologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 12 valores
=> Enfermagem e corporalidade (7,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Ensino clínico I: Introdução aos contextos de cuidados (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Ensino clinico II - Introdução à prática dos cuidados (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioética (5 ECTS); classificação 10 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 75 ECTS:
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Informação em Saúde
=> Introdução à Enfermagem
=> Introdução à Investigação
=> Psicologia da Saúde
=> Comportamento e relação
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Patologia II
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Socioantropologia da Saúde


Documento 2016/2608, relativo ao pedido de plano de transição curricular para a nova organização curricular do CPGGSE, para as estudantes Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro (Aluna 3877), Paula Cristina Moreira Cardoso (Aluna 1001) e André Augusto Mendes Ferreira (Aluno 6327). Decisão do CTC: analisado o percurso académico realizado pelos referidos estudantes, o CTC apresenta os seguintes planos de transição curricular:
1) Estudante Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro (Aluna 3877): transita par a nova organização do curricular do CPGGSE, com as seguintes unidades curriculares realizadas:
=> Conceitos, métodos e gestão em enfermagem (3 ECTS), com a classificação de 18 valores. (Creditada com base na UC Isolada "Conceitos, métodos e gestão em enfermagem”, com 18 valores, da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 17 valores (Creditada com base na UC "Introdução à supervisão clínica em enfermagem”, com 17 valores, do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Prática baseada na evidência (2 ECTS), com a classificação de 19 valores (Creditada com base na UC "Prática baseada na evidência”, com 19 valores, do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação, da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Processos de trabalho em enfermagem e saúde (3 ECTS), com a classificação de 18 valores (Creditada com base na UC Isolada "Processos de trabalho em enfermagem e saúde”, com 18 valores, da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Qualidade em enfermagem e saúde (3 ECTS), com a classificação de 18 valores (Creditada com base na UC Isolada "Qualidade em enfermagem e saúde”, com 18 valores, da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Sistemas de apoio à tomada de decisão em enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 17 valores (Creditada com base na UC Isolada "Sistemas de apoio à tomada de decisão em enfermagem”, com 18valores, da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 17 valores (creditada com base na unidade curricular "Seminário de temáticas opcionais” do Mestrado em Ciências da Enfermagem, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, com a classificação de 17 valores).
2) Estudante Paula Cristina Moreira Cardoso (Aluna 1001): transita par a nova organização do curricular do CPGGSE, com as seguintes unidades curriculares realizadas:
=> Conceitos, métodos e gestão em enfermagem (3 ECTS), com a classificação de 13 valores (Creditada com base na UC "Conceitos, métodos e gestão em enfermagem”, com 13 valores, do CPGGSE da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 15 valores (Creditada com base na UC "Supervisão clínica em cuidados à criança”, com 15 valores, do CPLEESIP da Escola Superior de Enfermagem do Porto;
=> Processos de trabalho em enfermagem e saúde (3 ECTS), com a classificação de 17 valores (Creditada com base na UC "Processos de trabalho em enfermagem e saúde”, com 17 valores, do CPGGSE da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Qualidade em enfermagem e saúde (3 ECTS), com a classificação de 15 valores (Creditada com base na UC "Qualidade em enfermagem e saúde”, com 15 valores, do CPGGSE da Escola Superior de Enfermagem do Porto);
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 17 valores (creditada com base na unidade curricular "Bioética e Biodireito no Contexto dos Cuidados à Criança” do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, com a classificação de 17 valores).
Estudante André Augusto Mendes Ferreira (Aluno 6327): Não tendo concluído com aproveitamento nenhuma unidade curricular da anterior organização curricular, transita para a nova organização curricular do CPGGSE sem nenhuma unidade curricular creditada.

Documento 2016/2328, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Patrícia Margarida Costa Duarte Ferreira, N.º 6854 do CPLEESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem frequentado no ICBAS, ao qual a requerente teve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Epistemologia da Enfermagem – creditada, sem nota (partir da unidade curricular de Ciências de Enfermagem I);
=> Prática baseada na evidência - creditada sem nota (a partir da unidade curricular de Investigação em Enfermagem);
=> Ética de Enfermagem - creditada sem nota (a partir da unidade curricular de Ética e Deontologia).


Ata nº 31/2016 de 5 de setembro

Documento 2016/2142, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria José Silva Dias, n.º 6742 do CPLEEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Mestrado em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Curso de Especialização em Ciências Médico-Legais do ICBAS, concluído com aproveitamento por Maria José Silva Dias, no respeito pelas disposições aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS) creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular «Direito Médico» - 6 ECTS, com a classificação de 18 valores).
O CTC decidiu, ainda, denegar o pedido de creditação à unidade curricular de "Prática baseada na Evidência”, por manifesta falta de conteúdos equivalentes. Os conteúdos apresentados são sobreponíveis aos conteúdos da unidade curricular "Avaliação de sistemas de informação”.

Documento 2016/2394, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Diana Cristina Baptista de Magalhães Aguiar, n.º 6916 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por estudante Diana Cristina Baptista de Magalhães Aguiar no Curso de Licenciatura em Psicologia–ramo clínica e saúde, da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido utilizadas:
=> Inglês I (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Métodos de Investigação em Psicologia I (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Opção 4 – Práticas de Investigação (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Psicologia do Desenvolvimento do adulto e do Senescente (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia Social (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Opção 1 – Psicologia da Doença Crónica e Terminal (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Qualitativos (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Questões Aprofundadas de Métodos, Técnicas e Análise de Dados Quantitativos (5 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,6 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 12 ECTS:
=> Psicologia da saúde
=> Introdução à investigação
=> Línguas europeias - inglês


Documento 2016/2393, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Paula Pires Santiago, n.º 6938 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Paula Pires Santiago, no Curso de Licenciatura em Engenharia Biomédica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, do Instituto Politécnico de Bragança, tendo sido utilizadas:
=> Bioquímica (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Estatística (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomo-Histo-Fisiologia I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomo-Histo-Fisiologia II (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Microbiologia (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Projeto (6 ECTS); classificação 17 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 15 ECTS:
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Bioquímica e microbiologia
=> Introdução à investigação

Documento 2016/2460, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Vitor Hugo Costa Martins Abreu, n.º 6941 do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Vítor Hugo Costa Martins Abreu, no Curso de Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e do Curso de Licenciatura em Serviço Social, Da faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa – Centro de Braga, tendo sido utilizadas:
=> Língua Estrangeira (Inglês) (3 ECTS); classificação 15 valores;
=> Sociologia Geral (- ECTS); classificação 10 valores
=> Sociologia Geral II (- ECTS); classificação 13 valores;
=> Métodos e Técnicas das Ciências Humanas (- ECTS); classificação 11 valores;
=> Antropologia (- ECTS); classificação 15 valores;
=> Métodos e Técnicas de Investigação II (- ECTS); classificação 10 valores;
=> Psicologia do Desenvolvimento (- ECTS); classificação 13 valores;
=> Sociologia do Desvio (- ECTS); classificação 11 valores;
=> Seminário de investigação (- ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia Social das organizações (- ECTS); classificação 15 valores;
=> Sociologia da Família e das Solidariedades (- ECTS); classificação 15 valores;
=> Política Social e Globalização (- ECTS); classificação 14 valores
=> Estatística para as Ciências Sociais (- ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 18 ECTS:
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