Ano letivo 2017/2018

Ano letivo 2017/2018
CREDITAÇÕES 2017/2018
Ata n.º 47/2017 do CTC de 11 de dezembro

Documento 2017/3847, relativo ao pedido de creditação enviado por José Miguel dos Santos Castro Padilha, estudante n.º 7872, do CPLEER. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Ciências da Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o Doutoramento em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, concluídas com aproveitamento por José Miguel dos Santos Castro Padilha, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Epistemologia da enfermagem (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir da unidade curricular de Ciências de enfermagem II, do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS);
=> Ética de enfermagem» (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir da unidade curricular de Ética e deontologia e Ciências de enfermagem I, do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS);
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir da tese de doutoramento, do curso de Doutoramento em Enfermagem da Universidade Católica)
=> Prática baseada na evidência (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir das unidades curriculares de Ciências de enfermagem I e Investigação em Enfermagem, do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS).

Ata n.º 45/2017 do CTC de 27 de novembro

Documento 2017/3145, relativo ao pedido de creditação enviado por Celestino Luís Ferraz Delgado, estudante n.º 6390, do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Celestino Luís Ferraz Delgado, no Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de enfermagem – creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Bioética, com a classificação de 15 valores).

Ata n.º 41/2017 do CTC de 6 de novembro

Documento 2017/2537, relativo à documentação suplementar ao pedido de creditações enviada por José Maria da Silva Soares, aluno nº 1717, do MESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por José Maria da Silva Soares, no Curso de Pós-Graduação em Administração e Gestão de Serviços de Saúde, da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha de Oliveira de Azeméis, a que o requerente obteve aproveitamento, tendo em conta o parecer do coordenador do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu denegar o pedido de creditação à unidade curricular de Ética de Enfermagem, por manifesta falta de conteúdos equivalentes.

Ata n.º 39/2017 do CTC de 23 de outubro

Documento 2017/2899, relativo ao pedido de creditação enviado por Cláudia Sofia Pereira Leite, estudante n.º 6972, do MESMO. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático da unidade curricular concluída com aproveitamento por Cláudia Sofia Pereira Leite, no curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, da ESEP, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
=> Socioantropologia da maternidade e da família - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular Socioantropologia da infância e da adolescência em contexto familiar, com a classificação de 18 valores).

Ata n.º 38/2017 do CTC de 16 de outubro

Documento 2017/3136, relativo ao pedido de creditação enviado por Ivone Cristina dos Santos Amorim, estudante n.º 6964, do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ivone Cristina dos Santos Amorim no Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de enfermagem – creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Bioética, com a classificação de 17 valores).
Documento 2017/3137, relativo ao pedido de creditação enviado por Marlene Rutilia Serpa Morais Ribeiro, estudante n.º 7432, do MDCSE. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marlene Rutilia Serpa Morais Ribeiro no Curso de Curso de Pós-graduação em Supervisão Clinica em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem de Angra do Heroísmo, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu denegar o pedido de creditação à unidade curricular de Pratica Baseada na Evidência por manifesta falta de conteúdos equivalentes.


Ata n.º 37/2017 do CTC de 9 de outubro

Documento 2017/3086, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Inês Manuela Alves Rosa, n.º 7471, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Inês Manuela Alves Rosa, no curso de Licenciatura em Radiologia, da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave do Instituto Politécnico do Norte, tendo sido utilizadas:
=> Anatomia Humana I (4,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Anatomia Humana II (4,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bioquímica Geral (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fisiologia Humana I (4,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fisiologia Humana II (4,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fundamentos de Investigação em Saúde I (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de Investigação em Saúde II (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Psicologia em Saúde (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> Biopatologia (3 ECTS); classificação 15 valores;
=> Ética Profissional (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Princípios de Farmacologia (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Gestão e Administração de Unidades de Saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Investigação (4 ECTS); classificação 15 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,50 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 21 ECTS:
=> Patologia II
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Bioquímica e microbiologia
=> Introdução à investigação
=> Bioética e ética em enfermagem

Documento 2017/3076, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Cecília de Fátima Olaio Teixeira, n.º 7488, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Cecília de Fátima Olaio Teixeira, no curso de Licenciatura em Bioquímica, da Universidade da Beira Interior, tendo sido utilizadas:
=> Probabilidades e estatística (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bioquímica I (8 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bioquímica II (8 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fisiologia Geral (7 ECTS); classificação 10 valores;
=> Microbiologia Geral (8 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 10,8 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 12 ECTS:
=> Bioquímica e microbiologia
=> Introdução à investigação
=> Fisiologia

Documento 2017/3041, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Mariana Almeida Rebelo Leal, n.º 7856, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Mariana Almeida Rebelo Leal, no curso de Licenciatura em Osteopatia, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, tendo sido utilizadas:
=> Patologia Geral (3 ECTS); classificação 11 valores;
=> Biologia Celular e Histologia (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Bioquímica Funcional (4 ECTS); classificação 13 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 11,4 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 6 ECTS:
=> Patologia II
=> Bioquímica e microbiologia

Documento 2017/3040, relativo ao pedido de creditação enviado por Maria dos Anjos de Oliveira Barbosa Moreno, estudante n.º 7838, do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria dos Anjos de Oliveira Barbosa Moreno, no Curso de Mestrado em Enfermagem, com especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, no Instituto de Ciências da Saúde e no Mestrado em Bioética no Instituto de Bioética da Universidade Católica do Porto, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de enfermagem – creditada com 18 valores (considerando os conteúdos e as classificações obtidas na unidade curricular que lhe deu origem);
=> Introdução à supervisão clinica - creditada com 16 valores (considerando os conteúdos e as classificações obtidas na unidade curricular que lhe deu origem).

Documento 2017/3106, relativo ao pedido de creditação enviado por Susana Escudeiro Melo, estudante n.º 5588, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Susana Escudeiro Melo no Curso de Mestrado em Supervisão Clínica da ESEP, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Epistemologia da Enfermagem – creditada com 15 valores (considerando os conteúdos e as classificações obtidas na unidade curricular Concepção de Cuidados);
=> Introdução à supervisão clinica - creditada com 18 valores (considerando os conteúdos e as classificações obtidas na unidade curricular de Conceitos e Implementação da Supervisão Clínica).

Ata n.º 36/2017 do CTC de 2 de outubro

Documento 2017/2936, relativo ao pedido de creditação enviado por Marlene Laranjeira Condesa, aluna n.º 7383 do CPLEEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a que a requerente obteve aproveitamento, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS) - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular «Ética e Espiritualidade em Cuidados Paliativos» - 2 ECTS, com a classificação de 18 valores).

Documento 2017/2971, relativo ao pedido de creditação enviado por Laura Daniela Ferreira Ferreira, estudante n.º 2547, do MESMO. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático da unidade curricular concluída com aproveitamento no Curso de Pós Graduação de Supervisão Clínica em Enfermagem, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
=> Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular Conceitos e Implementação da Supervisão Clínica, com a classificação de 16 valores).

Documento 2017/2980, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Eva Cristina Belinha Teixeira, n.º 7493, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Eva Cristina Belinha Teixeira no curso de Licenciatura em Fisioterapia, da Escola Superior de Saúde de Jean Piaget de Vila Nova de Gaia, tendo sido utilizadas:
=> Anatomofisiologia I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia do Desenvolvimento: Epigénese e Ciclos de Vida (3 ECTS); classificação 16 valores;
=> Empreendedorismo e Gestão em Saúde (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fundamentos de Bioquímica (5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Patologia I (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia II (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Métodos de Investigação (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ética e Deontologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomofisiologia II (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Estatística (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Antropologia e Trabalho de Campo Antropológico (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Educação Clínica e Relação de Ajuda I (Sem ECTS); classificação 13 valores;
E, também, no Curso de Mestrado em Fisioterapia – Opção Neurologia, da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico do Porto, tendo sido utilizada:
=> Farmacologia (3 ECTS); classificação 11 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,0 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 48 ECTS:
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Psicologia da saúde
=> Socioantropologia da saúde
=> Opção - Empreendedorismo
=> Bioquímica e microbiologia
=> Patologia I
=> Patologia II
=> Introdução à investigação
=> Bioética e ética da enfermagem
=> Comportamento e relação
=> Farmacologia
O CTC analisou ainda as unidades curriculares concluídas no Curso de Mestrado em Medicina Tradicional Chinesa, do ICBAS, da Universidade do Porto, não tendo acrescentado nenhuma outra unidade curricular da ESEP a creditar.

Documento 2017/2997, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Filipe José Gomes Reis Teixeira, n.º 6937, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Filipe José Gomes Reis Teixeira no curso de Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, tendo sido utilizadas:
=> Psicossociologia do Desenvolvimento e Aprendizagem (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Comunicação Educacional Multimédia (6 ECTS); classificação 19 valores;
=> Filosofia da Educação, Ética e Deontologia profissional (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Métodos de Investigação em Educação (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Prática de Ensino Supervisionada (30 ECTS); classificação 16 valores;
=> Prática de Ensino Supervisionada/Relatório Final (15 ECTS); classificação 16 valores;
Foi também analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento no Curso de Licenciatura em Educação Musical da Escola Superior de Educação Jean Piaget de Arcozelo, tendo sido utilizadas:
=> Antropossociologia evolutiva (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> Trabalho de campo antropológico (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem: epigénese e ciclos de vida (3 ECTS); classificação 10 valores;
=> Humanidade e o futuro: paradigmas ecológico, ético e poético e direitos humanos (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Dinâmicas do mundo contemporâneo e evolução do espaço português (2 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,1 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 21 ECTS:
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Socioantropologia da saúde
=> Psicologia da saúde
=> Informação em saúde
=> Introdução à investigação

Documento 2017/2926, relativo ao pedido de creditação enviado por Alexandra Cristina Rodrigues da Silva, estudante n.º 7370, do MESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Bioética, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, concluídas com aproveitamento por Alexandra Cristina Rodrigues da Silva, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de Enfermagem, - creditada com 19 valores (a partir da unidade curricular Argumentação e Bioética, com a classificação de 19 valores).

Ata n.º 35/2017 do CTC de 25 de setembro

Documento 2017/2896, relativo ao pedido de creditações enviado por Hélia Maria Soares, aluna n.º 7421, do CPLEESIP. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Hélia Maria Soares no Curso de Doutoramento em Ciências de Enfermagem do ICBAS, da Universidade do Porto, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Área de projeto de pediatria – Creditada sem nota, a partir da tese "The contribution of nursing intervention in the study of Touchpoints model’s efficacy” concluída no âmbito do Doutoramento em Ciências de Enfermagem do ICBAS, da Universidade do Porto).

Documento 2017/2905, relativo ao pedido de creditação enviado por Ana Patricia Nunes Machado, aluna n.º 6865 do CPLEER. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Patricia Nunes Machado no Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto concluída com aproveitamento, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Ética de Enfermagem - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Ética Aplicada, com a classificação de 18 valores).

Documento 2017/2928, relativo ao pedido de creditação enviado por Anabela Fernandes João, aluna n.º 7395 do CPLEER. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Anabela Fernandes João, no Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto concluída com aproveitamento, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Ética de Enfermagem - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Ética Aplicada, com a classificação de 16 valores).
Documento 2017/2529, relativo ao pedido de creditação enviado por Maria Bernardete Reis Leite, aluna n.º 7386 do CPLEEEC. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria Bernardete Reis Leite no Curso de Mestrado em Gerontologia, da Universidade de Aveiro, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Estratégias de Intervenção – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular «Educação para a Saúde e Capacitação das Pessoas Idosas», 6 ECTS, com a classificação de 16 valores); 
=> Prática Baseada na Evidência - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular «Desenvolvimento de projetos de investigação», 12 ECTS, com a classificação de 16 valores).

Ata nº 34/2017 do CTC de 18 de setembro

Documento 2017/2547, relativo ao pedido de creditações enviado por Hélia Maria Soares, aluna n.º 7421, do CPLEESIP. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Hélia Maria Soares no Curso de Doutoramento em Ciências de Enfermagem e do Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS da Universidade do Porto, no Curso de Pós-graduação em Intervenção Precoce e no Curso de Especialização em Intervenção Precoce do Instituo Superior de Educação e Ciências de Lisboa, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
- Creditar, sem nota, as seguintes unidades curriculares do CLEESIP:
⇒ Ética de Enfermagem;
⇒ Epistemologia da Enfermagem;
⇒ Prática Baseada na Evidência;
⇒ Área de Projeto de Saúde Infantil
⇒  Socioantropologia da infância e da adolescência em contexto familiar
⇒ Psicologia da saúde da criança e do adolescente;
⇒ Deficiência: problemática e estratégias de intervenção;
Estas creditações resultam da análise das unidades curriculares dos cursos referidos, da dissertação "O acompanhamento da família no seu processo de adaptação e exercício da parentalidade: intervenção de enfermagem” do Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS, Universidade do Porto, da tese "The contribution of nursing intervention in the study of Touchpoints model’s efficacy” do Doutoramento em Ciências de Enfermagem do ICBAS, da Universidade do Porto.

Documento 2017/2457, relativo ao pedido de creditações enviado por Marlene Rutilia Serpa Morais Ribeiro, aluna n.º 7432, do MDCSE. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marlene Rutilia Serpa Morais Ribeiro, no Curso de Pós Graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem da Universidade dos Açores, terminado em 2017, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular Supervisão clínica em enfermagem, com a classificação de 16 valores);
=> Investigação em Enfermagem - creditada com 16 Valores (a partir da unidade curricular Investigação em supervisão clinica, com a classificação de 16 valores);
=> Formação em Contexto clinico – creditada com 17 Valores (a partir da unidade curricular Supervisão no processo de formação desenvolvimento em enfermagem, com a classificação de 17 valores).

Documento 2017/2551, relativo ao pedido de creditações enviado por Silvina Maria Coelho Santos Leite Tinoco, aluna n.º 7378, do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Silvina Maria Coelho Santos Leite Tinoco no Curso de Pós licenciatura de especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiatria, terminado em 2016, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de Enfermagem – creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Ética de Enfermagem, com a classificação de 17 valores).

Documento 2017/2436, relativo ao pedido de creditações enviado por Ana Raquel Silveira Coelho, estudante com o n.º 6847, do MEMC. Decisão do CTC: Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Raquel Silveira Coelho no Curso de Pós-graduação em Intervenção Avançada em Feridas da Universidade do Minho, tendo em conta o parecer da coordenadora do respetivo curso e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Prática Baseada na Evidência – creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Evidência e Investigação em Feridas, com a classificação de 18 valores).

Documento 2017/2220, relativo ao pedido de creditações enviado por Alberto José Roque Teixeira Abrunhosa, aluno nº 7375, do MESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Mental, da Escola Superior de Saúde do ISP de Viana do Castelo, concluídas com aproveitamento por Alberto José Roque Teixeira Abrunhosa, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Enfermagem de saúde mental e psiquiatria – creditada com 16,5 valores (a partir das unidades curriculares de Enfermagem de Saúde Mental na Família e na Comunidade, com a classificação de 17 valores, e Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria do Adulto e do Idoso, com a classificação de 16 valores);
=> Metodologias de intervenção - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Metodologias de Intervenção em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, com a classificação de 17 valores);
=> Etnopsiquiatria - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Antropologia e saúde Mental, com a classificação de 16 valores);
=> Neuropsiquiatria e psicopatologia - creditada com 18 valores (a partir das unidades curriculares Psicopatologia da Criança e do Adolescente, com a classificação de 19 valores, e Psicopatologia do Adulto e do Idoso, com a classificação de 17 valores);
=> Epistemologia da Enfermagem - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular de Evolução e Tendências da Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, com a classificação de 17 valores);
=> Psicofarmacologia - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Psicofarmacologia com a classificação de 18 valores);
=> Prática baseada em evidências - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular de Seminário - Investigação em Saúde Mental e Psiquiatria, com a classificação de 17 valores);
=> Ética de Enfermagem - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular de Bioética e Saúde Mental, com a classificação de 17 valores);  
=> Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular de Seminário – Gestão e Supervisão Clínica, com a classificação de 17 valores);
=> I Opção: Promoção da Saúde Mental - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Estágio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (estágio Opcional), com a classificação de 18 valores.
=> Problemáticas Aditivas - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Estágio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (Intervenção na Comunidade), com a classificação de 18 valores;
=> Saúde Mental do Idoso - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Estágio de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria (Intervenção Hospitalar), com a classificação de 18 valores).

Documento 2017/2537, relativo ao pedido de creditações enviado por José Maria da Silva Soares, aluno nº 1717, do MESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do CPLESMP na ESEP, concluídas com aproveitamento por José Maria da Silva Soares, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Enfermagem de saúde mental e psiquiatria - creditada com 14 valores (a partir das unidades curriculares de Enfermagem de Saúde Mental, com a classificação de 15 valores, e da Enfermagem Psiquiátrica II, com a classificação de 13 valores);
=> Metodologias de intervenção - creditada com 15 valores (a partir das unidades curriculares Metodologias de Intervenção em Enfermagem de Saúde Mental I com a classificação de 13 valores e Metodologias de Intervenção em Enfermagem de Saúde Mental II, com a classificação de 16 valores);
=> Etnopsiquiatria - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Etnopsiquiatria e Enfermagem transcultural, com a classificação de 18 valores);
=> Neuropsiquiatria e psicopatologia - creditada com 14 valores (a partir das unidades curriculares de Enfermagem Psiquiátrica I, com a classificação de 15 valores e Enfermagem Psiquiátrica II, com a classificação de 13 valores);
=> Epistemologia da Enfermagem - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Enfermagem Psiquiátrica I com a classificação de 15 valores);
=> Psicofarmacologia - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Psicofarmacologia com a classificação de 15 valores);
=> Prática baseada em evidências - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Investigação e Práticas Profissionais, com a classificação de 16 valores);
=> Opção: Promoção da Saúde Mental - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Enfermagem de Saúde mental em Contexto Clínico, com a classificação de 15 valores);
=> Introdução aos Sistemas de Informação em Enfermagem - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Enfermagem de Saúde mental em Contexto Clínico, com a classificação de 15 valores);
=> Introdução à Supervisão clínica em enfermagem - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Enfermagem de Saúde mental em Contexto Clínico, com a classificação de 15 valores);
=> Problemáticas aditivas - creditada com 18 valores – (a partir da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Mental e Comportamentos aditivos, com a classificação de 18 valores);
=> Saúde Mental em situação de catástrofe - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular de Enfermagem de Saúde Mental em Situações de Catástrofe, com a classificação de 17 valores).
Documento 2017/2855, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Diana Filipa Soares Santos, n.º 7218, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Diana Filipa Soares Santos no Curso de Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, tendo sido utilizadas:
=> Psicologia social (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Métodos de investigação II (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Opção UMinho (5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Métodos de investigação I (5 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16,0 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 12 ECTS:
=> Psicologia da Saúde
=> Línguas europeias – espanhol
=> Introdução à Investigação
Ata nº 33/2017 do CTC de 11 de setembro

Documento 2017/2568, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Jéssica Filipa Costa Dantas, n.º 7512, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Jéssica Filipa Costa Dantas no CLE da Universidade de Aveiro, tendo sido utilizadas:
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Bioquimica e biofisica (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Ensino Clínico I (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Tecnologias de Informação em Saúde (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,3 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Introdução à Enfermagem
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Informação em Saúde
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Patologia I
=> Comportamento e relaçã
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Introdução à Prática Clínica I

Documento 2017/2527, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Catarina Branco Ribeiro, n.º 7481, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Catarina Branco Ribeiro no CLE da Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, tendo sido utilizadas:
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 20 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 10 valores
=> Enfermagem I: Métodos e Técnicas de Enfermagem (12,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,9 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Socioantropologia da Saúde
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Línguas europeias – inglês
=> Introdução à Enfermagem
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Introdução à Investigação
=> Comportamento e relação
=> Bioquímica e Microbiologia

Documento 2017/2549, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Beatriz Almeida e Silva, N.º 7569, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Beatriz Almeida e Silva no CLE da Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis, tendo sido utilizadas:
=> Bioquímica e microbiologia (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (10 ECTS); classificação 14 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia da saúde (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Epidemiologia (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Identidade e Voluntariado Cruz Vermelha (1 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomofisiologia II (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Farmacologia (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioética e ética em enfermagem (3 ECTS); classificação 16 valores;
=> Antropologia e sociologia da saúde (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Língua estrangeira - Inglês I (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomofisiologia I (5 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 48 ECTS:
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Farmacologia
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Comportamento e relação
=> Fisiologia
=> Anatomia
=> Línguas europeias – inglês
=> Socioantropologia da Saúde
=> Psicologia da Saúde
=> Introdução à Enfermagem
=> Bioquímica e Microbiologia

Documento 2017/2523, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Joana Catarina Marques Lobão, n.º 7478, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Joana Catarina Marques Lobão no CLE da Universidade do Minho, tendo sido utilizadas:
=> Ensino clínico III - Enfermagem em contexto cirúrgico (15 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem de saúde do adulto e do idoso (30 ECTS); classificação 14 valores;
=> Ensino clínico I - Fundamentos de Enfermagem (9 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fundamentos da Biopatologia, Farmacologia e Terapêutica (8 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (13 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos dos sistemas do corpo humano (12 ECTS); classificação 11 valores;
=> Biologia celular e molecular (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Pessoa, Família, Sociedade e Saúde (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (7 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 103,5 ECTS:
=> Farmacologia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Informação em Saúde
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Introdução à Enfermagem
=> Socioantropologia da Saúde
=> Respostas Corporais à Doença II
=> Patologia I
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Patologia II
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Ensino Clínico: Enfermagem Comunitária
=> Ensino Clínico: Cirurgia
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Psicologia da Saúde

Documento 2017/2567, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Catarina Oliveira Baptista, n.º 7505, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Catarina Oliveira Baptista no CLE da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, tendo sido utilizadas:
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Farmacologia (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Educação em saúde (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Ética e deontologia em enfermagem (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (10 ECTS); classificação 14 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomofisiologia I (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (10 ECTS); classificação 15 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (4 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Anatomia
=> Socioantropologia da Saúde
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Informação em Saúde
=> Fisiologia
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2526, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Vanessa Reboredo Chaves Estrada De Sousa, n.º 7465, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Vanessa Reboredo Chaves Estrada de Sousa no CLE da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido utilizadas: 
=> Nutrição e dietética (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Biofísica e biomecânica (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Bioquímica fisiológica (4 ECTS); classificação 11 valores
=> Enfermagem de saúde comunitária I (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Ética, Deontologia e Organização Profissional (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Farmacologia e terapêutica geral (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Gramática da Comunicação e Terminologia Médica (3 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomofisiologia I (7 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia geral (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Princípios de pedagogia e didáctica (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia aplicada (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Antropossociologia da saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Enfermagem Cirúrgica I (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Enfermagem de saúde Comunitária II - Ensino clínico (6 ECTS); classificação 17 valores;
=> Enfermagem geriátrica I (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Enfermagem médica I (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Lingua inglesa I (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Lingua inglesa II (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Método e técnicas de investigação (3 ECTS); classificação 10 valores;
=> Organização e gestão de serviços de saúde (1 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia médica e cirúrgica (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Microbiologia clínica (3 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,8 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 96 ECTS:
=> Socioantropologia da Saúde
=> Línguas europeias – inglês
=> Comportamento e relação
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Farmacologia
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Fisiologia
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Introdução à Enfermagem
=> Anatomia
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Introdução à Investigação
=> Patologia I
=> Patologia II
=> Respostas Corporais à Doença II
=> A pessoa dependente e os familiares cuidadores
=> Introdução à Gestão em Enfermagem
=> Informação em Saúde

Documento 2017/2577, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Cristina da Costa Dias Pereira, n.º 7501, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Cristina da Costa Dias Pereira no CLE da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, tendo sido utilizadas:
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Anatomofisiologia I (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (10 ECTS); classificação 15 valores;
=> Sócio - Antropologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Farmacologia (3 ECTS); classificação 11 valores;
=> Educação em saúde (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ética e deontologia em enfermagem (4 ECTS); classificação 13 valores
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (10 ECTS); classificação 14 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (4 ECTS); classificação 15 valores
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (3 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Anatomia
=> Socioantropologia da Saúde
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Informação em Saúde
=> Fisiologia
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2482, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Florbela Alexandra Marques da Silva, n.º 7507, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Florbela Alexandra Marques da Silva no CLE da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo sido utilizadas:
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Saúde mental (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Ética I (3 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Cuidados básicos (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Enfermagem de especialidades médicas (12 ECTS); classificação 11 valores;
=> Farmacologia (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Dietética (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Pedagogia da Saúde (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Formação Cruz Vermelha (1 ECTS); classificação 18 valores;
=> Enfermagem Infanto-Juvenil (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Antropologia e sociologia I (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Ingles II (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Estatistica (3 ECTS); classificação 10 valores;
=> Investigação (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> Antropologia e sociologia II (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia da saúde (3 ECTS); classificação 11 valores;
=> Cruz Vermelha e Enfermagem (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Enfermagem de Saúde Comunitária (3 ECTS); classificação 15 valores;
=> Enfermagem de saúde da mulher (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Inglês I (2 ECTS); classificação 16 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 75 ECTS:
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Psicologia da Saúde
=> Socioantropologia da Saúde
=> Parentalidade
=> Informação em Saúde
=> Farmacologia
=> Línguas europeias – inglês
=> Introdução à Enfermagem
=> Respostas Corporais à Doença II
=> Introdução à Investigação
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Comportamento e relação
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2446, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Inês Sofia Cabral, n.º 7485, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Inês Sofia Cabral no CLE da Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, tendo sido utilizadas: 
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Socioantropologia da Saúde
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Línguas europeias – inglês
=> Introdução à Enfermagem
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Introdução à Investigação
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Comportamento e relação

Documento 2017/2438, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Filipa Daniela Macieira Brás, n.º 7486, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Filipa Daniela Macieira Brás no CLE da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, tendo sido utilizadas:
=> Microbiologia e parasitologia (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> Educação em saúde (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioquimica e biofisica (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (10 ECTS); classificação 15 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ética e deontologia em enfermagem (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomofisiologia I (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (10 ECTS); classificação 15 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (4 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,4 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Anatomia
=> Socioantropologia da Saúde
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Informação em Saúde
=> Fisiologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2550, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Leonor Inácio Pimentel, n.º 7495, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Leonor Inácio Pimentel no CLE da Universidade de Aveiro, tendo sido utilizadas:
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 10 valores; 
=> Bioquimica e biofisica (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 13 valores;
=> Ensino Clínico I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Tecnologias de Informação em Saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Introdução à Enfermagem
=> Anatomia
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Informação em Saúde
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Comportamento e relação
=> Patologia I
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Farmacologia
=> Fisiologia

Documento 2017/2428, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Patrícia Pereira Lopes, n.º 7479, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Patrícia Pereira Lopes no CLE da Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, tendo sido utilizadas:
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Investigação
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Introdução à Enfermagem
=> Línguas europeias – inglês
=> Fisiologia
=> Anatomia
=> Socioantropologia da Saúde
=> Psicologia da Saúde
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2524, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Cristiana Sofia Ribeiro Correia, n.º 7511, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Cristiana Sofia Ribeiro Correia no CLE da Universidade de Aveiro, tendo sido utilizadas:
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 13 valores;
=> Ensino Clínico I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Tecnologias de Informação em Saúde (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 11 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 48 ECTS:
=> Introdução à Enfermagem
=> Anatomia
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Informação em Saúde
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Comportamento e relação
=> Patologia I
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições

Documento 2017/2443, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Qian Qian Chen, n.º 7487, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Qian Qian Chen no CLE da Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, tendo sido utilizadas:
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,7 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 54 ECTS:
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Socioantropologia da Saúde
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Línguas europeias – inglês
=> Introdução à Enfermagem
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Introdução à Investigação
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Comportamento e relação

Documento 2017/2521, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Alexandra Sofia Machado Torres, n.º 7464, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Alexandra Sofia Machado Torres no CLE da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, tendo sido utilizadas:
=> Sociologia da Saúde e da Família (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Sensibilização do exercício profissional (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de enfermagem (12 ECTS); classificação 16 valores;
=> Fisiologia humana II (4,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fisiologia humana I (4,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Enfermagem: saúde da mulher e da criança (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem e identidade profissional (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> Ciências do comportamento (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Bioquimica geral (6 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomia humana II (4,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomia humana I (4,5 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,3 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 57 ECTS:
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Informação em Saúde
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Socioantropologia da Saúde
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Enfermagem
=> Fisiologia
=> Parentalidade
=> Psicologia da Saúde
=> Anatomia

Documento 2017/2441, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria João da Rocha Magalhães, n.º 7492, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria João da Rocha Magalhães no CLE da Escola Superior de Enfermagem Santa Maria, tendo sido utilizadas:
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Gestão em saúde (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem II: Processos de vida (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Enfermagem III: Fenómenos I (16 ECTS); classificação 12 valores;
=> Patologia da mulher e da criança (3 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Empreendedorismo (2,5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Enfermagem IV: Fenómenos II (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Epidemiologia (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ergonomia e Higiene no Trabalho (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Farmacologia (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 105 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença II
=> Introdução à Investigação
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Introdução à Enfermagem
=> Línguas europeias – inglês
=> Socioantropologia da Saúde
=> Comportamento e relação
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Patologia I
=> Parentalidade
=> Anatomia
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Informação em Saúde
=> A pessoa dependente e os familiares cuidadores
=> Introdução à Prática Clínica III
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Gestão em Enfermagem
=> Farmacologia
=> Fisiologia
=> Psicologia da Saúde

Documento 2017/2488, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante João Tiago Cordeiro da Silva Carvalho, n.º 7510, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por João Tiago Cordeiro da Silva Carvalho no CLE da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, tendo sido utilizadas:
=> Informática na óptica do utilizador (1,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Ética, deontologia, aspectos jurídicos da profissão I (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Nutrição e alimentação racional (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Epidemiologia (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Farmacologia (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bacteriologia, parasitologia e virulogia (3,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Sociologia I (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia I (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Anatomia e fisiologia (9,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Saúde - indivíduo, família e comunidade (9 ECTS); classificação 10 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 11,6 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 39 ECTS:
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Informação em Saúde
=> Socioantropologia da Saúde
=> Psicologia da Saúde
=> Farmacologia
=> Fisiologia
=> Anatomia
=> Bioética e Ética em Enfermagem

Documento 2017/2437 relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Helena Fernanda Pereira Martins, n.º 7490, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Helena Fernanda Pereira Martins no CLE da Universidade Fernando Pessoa, tendo sido utilizadas:
=> Psicologia aplicada (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Princípios de pedagogia e didáctica (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia geral (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Método e técnicas de comunicação (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Língua inglesa I (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 18 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (6 ECTS); classificação 17 valores;
=> Farmacologia e terapêutica geral (4 ECTS); classificação 20 valores;
=> Ética e deontologia profissional (3 ECTS); classificação 16 valores;
=> Bioquímica fisiológica (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Biofísica e biomecânica (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Antropossociologia da saúde (1 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Anatomofisiologia I (7 ECTS); classificação 10 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 51 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Introdução à Enfermagem
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Farmacologia
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Psicologia da Saúde
=> Línguas europeias – inglês
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Fisiologia
=> Anatomia
=> Informação em Saúde
=> Comportamento e relação

Documento 2017/2539 relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Daniela Margarida Pacheco Moreira, n.º 7476, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Daniela Margarida Pacheco Moreira no CLE da CESPU, tendo sido utilizadas:
=> Sociologia da Saúde e da Família (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Sensibilização do exercício profissional (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fundamentos de enfermagem (12 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fisiologia humana II (4,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fisiologia humana I (4,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Enfermagem: saúde da mulher e da criança (8 ECTS); classificação 15 valores;
=> Enfermagem e identidade profissional (3 ECTS); classificação 17 valores;
=> Ciências do comportamento (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquimica geral (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia humana II (4,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia humana I (4,5 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 57 ECTS:
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Psicologia da Saúde
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Parentalidade
=> Terapias Complementares
=> Informação em Saúde
=> Introdução à Enfermagem
=> Anatomia
=> Fisiologia
=> Socioantropologia da Saúde
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Prática Clínica

Documento 2017/2576 relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Sara Marlene Magalhães Moreira, n.º 7499, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Sara Marlene Magalhães Moreira no CLE da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, tendo sido utilizadas:
=> Semiologia e patologia (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Ética e deontologia (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Investigação (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Farmacologia e terapêutica medicamentosa (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Relação e comunicação em enfermagem (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Aprender ao longo da vida (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> História e epistemologia de enfermagem (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (3 ECTS); classificação 13 valores;
=> Antropologia e sociologia (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia humana (6 ECTS); classificação 10 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de 57 ECTS:
=> Psicologia da Saúde
=> Anatomia
=> Informação em Saúde
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Introdução à Enfermagem
=> Socioantropologia da Saúde
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Introdução à Investigação
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Comportamento e relação
=> Farmacologia
=> Patologia I
=> Saúde do Adulto e do Idoso

Documento 2017/2426 relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Clécio Patrício Dias da Luz, n.º 7468. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Clécio Patrício Dias da Luz no curso de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tendo sido utilizadas: 
=> Biologia celular (7,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de química (7,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Biologia Humana (7,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia alimentar (7,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia e biologia dos fungos (7,5 ECTS); classificação 14 valores;
E, também, no Curso de Enfermagem – Bacharelado, do Centro Universitário Celso Lisboa, do Rio de Janeiro, Brasil, tendo sido utilizadas:
=> Anatomia; classificação 9,5 valores;
=> Citologia e Histologia; classificação 8,57 valores;
=> Introdução à Enfermagem; classificação 8,5 valores;
=> Legislação Aplicada à Enfermagem; classificação 9,5 valores;
=> Metodologia Científica; classificação 7 valores;
=> Sociologia Geral; classificação 7,8 valores;
=> Adaptação em Comunicação; classificaç

Ata nº 29/2017 do CTC de 24 de julho

Documento 2017/2231, relativo ao pedido de creditações de unidades curriculares não homónimas, enviado pela estudante Sofia Alexandra Sousa Neves, n.º 6797, do MEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-graduação em gestão dos serviços de Enfermagem (CPGGSE) concluído no ano letivo 2016/2017 na Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP), a que Sofia Alexandra Sousa Neves obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso registado no fluxo 2016/2837, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Qualidade em Saúde (opção) – creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde com a classificação de 18 valores); 
⇒ Economia em Saúde (opção) – creditada com 19 valores (a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde com a classificação de 19 valores).

Documento 2017/2232, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Eduardo Manuel da Cunha Soares, N.º 7379 do CPGSCE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos da unidade curricular do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, a que Eduardo Manuel da Cunha Soares teve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Prática baseada na evidência - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular "Opção livre: Prática Baseada na Evidência, com a classificação de 17 valores e B na EEC).

« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem