Conheça o projeto ESEP Digital
Saber mais

Sobre

O projeto ESEP Digital visa melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade. Assim, este projeto irá permitir a desmaterialização dos suportes de informação e dos processos da ESEP possibilitando uma maior facilidade, a um menor custo, no acesso e na disponibilidade da informação junto de toda a nossa comunidade.

CÓDIGO

POCI-02-0550-FEDER-035477

ÂMBITO DE INTERVENÇÃO

Promoção das TIC na administração e serviços públicos

Entidades Promotoras

Escola Superior de Enfermagem do Porto

Programa Operacional

Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Designação

Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública

Objetivo Temático

OT2 - Melhorar o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, bem como a sua utilização e qualidade

Objetivo Específicos
  • Aumentar a eficiência nos processos e serviços on-line através da utilização de tecnologias testadas e consolidadas para a administração pública (cartão de cidadão, autenticação.gov, assinatura digital, etc.);
  • Reduzir os custos e o "lead time" associado aos processos e fluxos de trabalho através da organização, desmaterialização e simplificação dos processos;
  • Criar um atendimento centralizado multicanal personalizado e online com o objetivo de conseguir disponibilizar informação de forma mais célere e menos onerosa por parte dos serviços;
  • Cumprir as normas e regulamentação de tratamento de informação e da forma como esta é armazenada, classificada e mantida. Neste âmbito destaca-se a adequação ao RNID e os dados abertos para integração com dados.gov.pt;
  • Aumentar o know-how e competências dos recursos humanos da ESEP, capacitando-os para a melhor utilização das novas ferramentas digitais.

Financiamento

€ 531.933,78

INVESTIMENTO TOTAL ELEGÍVEL

€ 452.143,71

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA * FEDER

Data de Início

06/11/2017

Data de Conclusão

05/11/2019

Atividades

Caracterização da Operação
Atividade 1 - Estudo de viabilidade Económico-Financeira

Objetivo: Avaliar a viabilidade da operação.
Descrição: Com esta atividade pretende-se perceber, do ponto de vista económico e financeiro, quais os benefícios não quantificados que o mesmo pode aportar aos utilizadores e à comunidade.


Atividade 2 - Reestruturação dos mecanismos de autenticação: Autenticação.GOV e Autenticação com cartão de cidadão

Objetivo: Capacitar os serviços online da ESEP com autenticação.gov do governo central, permitindo a prestação de serviços sem necessidade de atribuição de utilizador e password.
Descrição: Prentende-se universalizar o acesso aos serviços online da ESEP, utilizando os mecanismos já existentes e integrando os mecanismos disponibilizados pelo governo para a autenticação de cidadãos.


Atividade 3 - Conceção e implementação dos novos centros de atendimento multicanal

Objetivo: Aumentar a celeridade na prestação de serviços, independentemente do canal utilizado pelo utente e garantindo a avaliação no final do serviço.
Descrição: A ESEP irá implementar o Balcão Único, permitindo aos utilizadores acederem aos serviços administrativos a partir de uma mesma estrutura tecnológica. Irá ser criado um sustema de atendimento multisserviços, multicanal e integrado com as várias áreas administrativas.


Atividade 4 - Nova geração do repositório digital de informação

Objetivo: Eliminar os atos que obriguem à presença física dos utilizadores e possibilitar a evolução do sistema de informação para o cumprimento do RNID e dos formatos interoperáveis de dados com a plataforma dados.gov.pt
Descrição: Esta atividade irá permitir eliminar o suporte papel na comunicação da organização com os seus clientes, integrando o cartão de cidadão e chave móvel digital como sistema de autenticação. De igual modo, nesta atividade, iremos analisar a adequação de todos os documentos aos requisitos normativos associados ao RNID. Esta evolução irá permitir à ESEP começar a disponibilizar datasets para a estrutura dados.gov.pt, permitindo, ainda, reduzir custos de contexto e melhorar a eficiência através da utilização de tecnologias de informação e comunicação.


Atividade 5 - Implementação do novo sistema de informação de gestão/workflow
Objetivo: Aumentar a eficiência de procedimentos da organização com base na desmaterialização de processos e de informação.
Descrição: A implementação do sistema de informação de gestão e workflow será essencial para a desmaterialização dos processos em todas as áreas operacionais e académicas, possibilitando, quer à solução Contact Center, quer a outros serviços existentes, efetuar o registo e catalogação de qualquer tipo de documento. Esta atividade permitirá a criação e gestão de "processos eletrónicos".


Atividade 6 - Comunicação e divulgação da operação
Objetivos: Sensibilizar a comunidade, interna e externa, para a importância das ferramentas implementadas.
Descrição: Esta atividade pretende dinamizar o projeto, contribuindo para informar, divulgar, promover e facilitar o acesso à informação, otimizando o processo de decisão e melhoria da comunidade com a comunidade ESEP. Assim, as ações a desenvolver estarão relacionadas com os públicos internos e externos da escola.

Impacto

1. O projeto contribuirá para:
  • Modernização e capacitação da Administração Pública pela criação de serviços digitais mais próximos do cidadão e da tutela;
  • Capacitação de trabalhadores em funções públicas, tornando os serviços mais aptos para os novos paradigmas digitais.
2. O projeto permitirá, ainda:
  • Contribuir para a integração de serviços públicos (interoperabilidade, partilha e interligação com outros serviços da administração pública);
  • Contribuir para a política nacional de modernização e capacitação da administração pública (interação entre o plano estratégico da ESEP, o plano sectorial da tutela e o programa Simplex+2016)
  • Contribuir para o plano de racionalização das TIC (unificação, racionalização, organização e gestão da função informática e das comunicações);
  • Contribuir para a melhoria da prestação de serviços ao cidadão e entidades (desmaterialização dos processos, criação de balcão único de atendimento e simplificação dos processos de comunicação com as estruturas de gestão e administrativas).

Equipa

Virgínia Moreira

– Administradora –

Luís Oliveira

– Coord. Expediente, Arquivo & Museu –

Catarina Barbosa

– Técnica de Informática –

Hélder Carneiro

– Especialista de Informática –

Lara Pereira

– Técnica Superior de Recursos Humanos –

Sérgio Malta

– Coord. Centro de Informática e Técnico –

Filipe Nogueira

– Coord. Serviços Académicos –

Maria João Pereira

– Técnica Superior de Secretariado –

Francisco Vieira

– Coord. Gab. Div., Imagem e Apoio à Publicação –

Contactos

Para mais informação, por favor contacte-nos através do e-mail gc@esenf.pt