Coração verde

Coração verde

CORAÇÃO VERDE ESEP

No passado dia 15 de junho, a Escola Superior de Enfermagem do Porto recebeu o Coração Verde da Lipor 

No dia em que comemorou 125 anos, a Escola Superior de Enfermagem do Porto recebeu, do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Engenheiro Filipe Araújo, o Coração Verde da LIPOR, como reconhecimento da otimização dos processos de gestão ambiental e da aquisição e manutenção de boas práticas ambientais, nomeadamente no âmbito da correta gestão dos resíduos urbanos gerados nas suas instalações.

Na 1ª Conferência Campus Sustentável, a Escola Superior de Enfermagem do Porto assumiu um compromisso com princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior, através da assinatura de uma Carta de Intenções.

Os órgãos de gestão da ESEP têm procurado superar o desafio que é fazer a gestão da sustentabilidade ambiental dos três polos que integram a Escola, instituindo medidas pertinentes e procurando oportunidades de financiamento com vista a atingir os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Em 2020, mantendo o seu compromisso com a sustentabilidade, a ESEP estabeleceu uma parceria com a LIPOR, no âmbito do Serviço de Intervenção Ambiental Customizado (SIAC). Esta cooperação tem permitido fortalecer a participação ativa da comunidade na correta e eficiente gestão de resíduos, não somente através do estabelecimento de adequados circuitos de reciclagem, mas também na promoção de comportamentos sustentáveis, facilitadores da criação de modelos de gestão ambiental tendencialmente circulares, a nível individual e institucional.

O processo de implementação de ações no terreno e junto da comunidade ESEP, teve início em agosto de 2020, traduzindo-se nos seguintes indicadores:
  • Eliminação de mais de 80 pontos de equipamentos excedentes que se encontravam destinados ao acolhimento da fração lixo nos 3 polos (ESEP- Sede; Polo D. Ana Guedes e Polo Cidade do Porto);
  • Reorientação e criação de cerca de 30 pontos para acolhimento das frações recicláveis;
  • Realização de ações de sensibilização dirigidas às equipas técnicas (restauração, limpeza, manutenção e logística);
  • Comunicação digital regular com toda a comunidade da ESEP;
  • Cerca de 20 horas de trabalho de intervenção direta (diagnóstico, implementação e acompanhamento);
  • Participação na edição de 2020 da Semana Europeia de Prevenção na produção de resíduos;
  • Adoção de práticas generalizadas de prevenção da produção de resíduos, minimizando desta forma o impacto ambiental associado à atividade institucional.




« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem