Notícias

Prémio melhor comunicação




MELHOR COMUNICAÇÃO

no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde



A comunicação "Bullying em enfermeiros: estudo comparativo Portugal Continental e Açores" da autoria de Elisabete Borges, Margarida Abreu, Cristina Queirós, Tércio Maio, & Antónia Teixeira, apresentada no 12º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, obteve o prémio de melhor comunicação escrita.

A investigação teve como objetivo comparar a presença de bullying em enfermeiros de Portugal continental e dos Açores e a sua relação com variáveis sociodemográficas e profissionais. Este estudo quantitativo, transversal, descritivo e comparativo, teve por base metodológica a aplicação de um questionário sociodemográfico e profissional e o Negative Acts Questionnaire para avaliação do bullying, instrumento este aplicado a uma amostra constituída por 240 enfermeiros (120 de Portugal continental e 120 dos Açores), identificando-se, nos últimos seis meses, a presença efetiva de bullying em enfermeiros. 

O estudo demonstra existirem diferenças significativas nos diferentes tipos de bullying, apresentando os enfermeiros dos Açores médias superiores. Os enfermeiros dos Açores e os do continente, com vínculo definitivo,  são os que percecionam mais atos associados a Exclusão

Tal como no presente estudo, a presença de bullying em enfermeiros tem sido referenciada por outros investigadores. Os resultados apontam para a importância da implementação de estratégias de prevenção no âmbito do bullying, contribuindo assim para a promoção de saúde no trabalho dos enfermeiros.



(A comunicação premiada encontra-se na Pág. 30)

(A comunicação premiada encontra-se na Pág. 289-297)


Mais informações:
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem