Notícias

Entrevista a Sofia Pinheiro
ESEP-GDIAP




ENTREVISTA COM A RECÉM-LICENCIADA DA ESEP, SOFIA PINHEIRO

Sofia Pinheiro terminou a licenciatura em Enfermagem em 2018, na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Ainda sem estar a exercer, a recém-licenciada está, atualmente, a cumprir o seu sonho de fazer parte de um Serviço de Voluntariado Europeu em África onde pode ajudar crianças em duas grandes áreas, a saúde e a educação.


Quando é que surgiu a vontade de estudar enfermagem e porquê?
Desde sempre me interessei pela área de saúde e no decorrer do ensino secundário o gosto por esta área foi crescendo. Quando chegou a altura de ingressar no Ensino Superior, a enfermagem foi a minha escolha. 


Qual o motivo para ter escolhido a Escola Superior de Enfermagem do Porto e como é que foi a experiência?
Escolhi a Escola Superior de Enfermagem do Porto por ser considerada a melhor do país. Ao longo dos quatro anos da licenciatura adquirimos um leque de ferramentas e desenvolvemos inúmeras competências que são essenciais para a nossa profissão. Aprendi, como sempre me disseram ao longo dos quatro anos, "a arte de cuidar”. Foi um desafio constante, mas que me tornou na pessoa que sou hoje.


Quais os motivos que a levaram a fazer voluntariado?
O voluntariado faz parte da minha vida há alguns anos. No ensino secundário e durante a minha licenciatura fiz parte de alguns projetos de voluntariado local.
No entanto, há alguns anos que tinha o sonho de realizar voluntariado internacional, nomeadamente em África. O desejo de fazer algo melhor, de sair da minha zona de conforto, de poder ajudar e dar algo de mim sempre esteve no meu pensamento.  Quando surgiu este projeto, foi o concretizar de um sonho. 


Como é que está a ser a sua experiência, até agora, no Programa de Voluntariado Europeu?
Vim para o Benin, mais precisamente Ketou, com o Projeto "Youth in Africa" realizar um Serviço de Voluntariado Europeu durante três meses. 
O nosso projeto insere-se no contexto escolar, em escolas primárias e trabalhamos em duas grandes áreas: saúde e educação. Na área da saúde realizamos uma avaliação do estado geral de saúde a todas as crianças nas escolas e, posteriormente, efetuamos sessões de educação para a saúde nas escolas e formação de primeiros socorros para os professores.  
Poder trabalhar com crianças é, sem dúvida, uma das mais valias desta (que está a ser) uma das melhores experiências da minha vida. 


Enquanto enfermeira recém-formada qual é a aprendizagem que se retira de uma experiência destas?
Ao longo do nosso percurso enquanto estudantes de enfermagem contactamos com pessoas de diferentes culturas e com as suas respetivas especificidades. No entanto, quando viajamos para outro país, o desafio torna-se ainda maior. A aprendizagem mais importante que tiro desta experiência é a interculturalidade. O facto de conviver com uma cultura completamente diferente da minha é o que torna este projeto tão fascinante. Aqui vivemos literalmente "um dia de cada vez”, a sensibilidade para lidarmos com os outros é maior e todos os dias há um novo desafio a superar. Aprendemos que com poucos recursos se faz tudo e aprendemos, sobretudo, a dar valor ao que verdadeiramente importa. 
Considero que esta é uma das experiências mais enriquecedoras que podemos ter na nossa vida tanto a nível pessoal como profissional. 


Depois de terminado o período de voluntariado quais são os planos para o futuro?
Em princípio, depois de terminado o período de voluntariado irei emigrar, em busca de um futuro melhor. No entanto, ingressar novamente num projeto de voluntariado faz parte dos meus planos para o futuro.


Qual o melhor conselho que se pode dar aos próximos estudantes que ingressem na ESEP?
Os estudantes que entrarem na ESEP nos próximos anos vão ter um percurso repleto de desafios e experiências, onde vão ser postos à prova e vão crescer e aprender imenso. O melhor conselho que lhes posso deixar é que desfrutem e aproveitem bem os quatro anos de ensino e tentem absorver o máximo de conhecimento possível. Tal como me disseram a mim, no dia em que cheguei à ESEP, "Estes serão os melhores anos da vossa vida”. 


« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem