Notícias

Contributos da ESEP para os objetivos de desenvolvimento sustentável




CONTRIBUTOS DA ESEP PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Conferência foi proferida pela administradora da ESEP

No dia das comemorações do 123º Aniversário da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a administradora da ESEP, Virgínia Moreira, proferiu uma conferência sobre os contributos que a ESEP tem dado para a promoção de um desenvolvimento sustentável nas mais diversas áreas.

Tendo em consideração os objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e as prioridades estratégicas com que Portugal se comprometeu, a ESEP empenhou-se também em alguns objetivos.

Considerando o objetivo de erradicação da fome e da pobreza, a Escola Superior de Enfermagem do Porto desenvolve programas de ação, de que são exemplo a ESEP Solidária e Programas de Bolsas Sociais que pretendem ajudar os estudantes mais carenciados, assim como campanhas recorrentes de apoio ao Banco Alimentar Contra a Fome.

No que diz respeito à Saúde e à Educação, a ESEP tem promovido o desenvolvimento de parcerias com o objetivo de disponibilizar, à sua comunidades consultas de psicologia e programas de redução de comportamentos aditivos. Acrescem os contributos da ESEP para a promoção de hábitos de vida saudáveis, com a assinatura de protocolos de cooperação com autarquias e com a Rede Académica de Ciências da Saúde.

Por sua vez, de modo a reduzir a pegada ambiental e a melhorar as condições de trabalho sustentável da comunidade, a ESEP disponibiliza água potável de forma livre e gratuita, faz o aproveitamento águas pluviais nas águas sanitárias e procedeu à instalação de painéis fotovoltaicos no edifício Ana Guedes, bem como à instalação de um posto de carregamento de carros elétricos no edifício sede.

Até 2030, a ESEP pretende promover uma cidadania global ativa e uma maior consciencialização do papel de cada um na construção de um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável. Neste âmbito, deu já mais um passo candidatando e vendo aprovado o projeto Eficiência Energética na ESEP-Sede, inciativa que irá melhorar as condições de trabalho de estudantes e funcionários no edifício central da Escola.



« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem