Notícias

Ontologia de Enfermagem


ONTOLOGIA DE ENFERMAGEM APROVADA PELA ORDEM DOS ENFERMEIROS

Projeto NursingOntos cria uma Ontologia de Enfermagem


Ordem dos Enfermeiros acaba de divulgar o início dos trabalhos para a operacionalização da Ontologia de Enfermagem, numa parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto que irá permitir a melhoria dos Sistemas de Informação em Enfermagem.

projeto NursingOntos, desenvolvido pela ESEP, tem como principal objetivo representar o conhecimento de enfermagem numa ontologia multilingue (NursingOntos) onde os conceitos e as relações entre eles são especificados. 

A aprovação de uma Ontologia de Enfermagem, e a sua manutenção pela Ordem dos Enfermeiros, permitirá que todos os sistemas que a venham a usar no seu backend processem informação interoperável de um ponto de vista semântico.

A Ordem dos Enfermeiros aprovou em 2019 a versão 1.2019 da Ontologia de Enfermagem e segue evoluindo já na produção da sua segunda versão, prevista para 2020. 

"Com a utilização da Ontologia de Enfermagem torna-se possível desenvolver softwares mais intuitivos e amigáveis que permitam diminuir o tempo dedicado aos registos, melhorando de forma significativa a qualidade da informação”, refere Luís Filipe Barreira, Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros. 

 

Link Relacionado: Consulte a notícia na íntegra
« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem