Docentes da ESEP participam no projeto internacional Tiger TIGER - Projeto Internacional em Competências Informáticas Integradas Investigadores da ESEP participam em projeto internacional sobre competências informáticas integradas coordenado pela HIMSS - Healthcare Information and Management Systems Society. Os docentes Alexandrina Cardoso e Paulino Sousa publicam orientações sobre as competências fundamentais em Sistemas de Informação em Enfermagem em Portugal. Em 2015, o Comité Internacional TIGER, que integra representantes de 21 países, iniciou um programa que visa reunir, num documento único, as práticas informáticas adotadas em vários países, sociedades científicas e projetos de investigação. Este projeto engloba três importantes fases que visam elaborar a compilação de estudos de caso internacionais realizados pelos Comités da Finlândia, Alemanha (inclusive Áustria e Suíça), Irlanda, Nova Zelândia, Filipinas e Portugal, que resultem de uma reflexão sobre as competências informáticas específicas do país e tenham por base a legislação nacional, formação do currículo profissional e sistema de ensino. Com o objetivo de avaliar e definir prioridades através de uma lista abrangente de competências essenciais, em 23 de novembro de 2015, foi lançado um inquérito nos países integrados neste projeto. Com base nos resultados obtidos, o projeto TIGER poderá identificar as competências essenciais de informática dos profissionais de saúde, nas cinco principais áreas de intervenção: 1) Gestão de enfermagem; 2) Gestão das ferramentas TIC de enfermagem; 3) Gestão da qualidade; 4) Coordenação interprofissional dos cuidados; 5) Enfermagem clínica. Por último, o projeto propõe a criação de um documento integrado de competências que estabeleça orientações comuns e específicas para cada país e que possa servir de modelo para os membros do projeto TIGER. O Comité TIGER assume uma posição diferenciadora neste projeto, dado que pela primeira vez se pretende reunir informação de vários países com o objetivo de identificar características comuns e divergentes. Por último, esta harmonização ajudará a determinar futuras intervenções relacionadas com competências informáticas integradas. |
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