Notícias

Transforma Portugal



ESEP junta-se à iniciativa Transforma Portugal

Até ao final do mês de abril, os estudantes universitários têm a oportunidade de submeter propostas de financiamento de ações de apoio a crianças e jovens em situações de vulnerabilidade.


A Escola Superior de Enfermagem do Porto associa-se novamente à iniciativa Transforma Portugal com o objetivo de atribuir apoio financeiro a propostas de apoio a crianças e jovens refugiados ou estudantes do ensino superior em situação de vulnerabilidade. As inscrições estão abertas até 30 de abril e o apoio destina-se ao pagamento de despesas associadas a estas ações num valor limite até 400€, atribuído pela Fundação La Caixa/BPI. No total, prevê-se o financiamento de 50 projetos nesta edição.

Para se candidatarem, cada grupo de estudantes deve inscrever-se na plataforma Transforma Portugal, onde apresenta uma proposta de ação a desenvolver até ao final do ano. A proposta deve especificar o que será feito, bem como onde, como e para quem serão realizadas as ações descritas. Deve incluir um pedido discriminado de apoio para despesas relativas à ação proposta.

Nesta edição, existem duas categorias de ações possíveis de apoiar: jovens refugiados ou estudantes em situação de vulnerabilidade. O primeiro destina-se ao apoio a crianças e jovens refugiados em Portugal, desde logo aos que têm chegado recentemente a partir da crise da Ucrânia e do Afeganistão, tendo em conta ações como o apoio à aprendizagem de português, à integração sociocultural ou desportiva e à plena integração na instituição de ensino que frequentem. O segundo a apoiar estudantes do ensino superior, em situação mais vulnerável, como, por exemplo, alguns estudantes estrangeiros a frequentar as IES ou casos de insucesso e risco de abandono académico, de forma a os ajudar no seu processo de sucesso académico, de bem-estar e de integração social, contrariando os impactos negativos da sua experiência de vulnerabilidade.

Esta é uma iniciativa da Fórum Estudante, através do Transforma Portugal e em parceria com o movimento Transforma Brasil. Conta também com o apoio do Ministério da Ciência, da Tecnologia e Ensino Superior, bem como das instituições de ensino superior e associações de estudantes aderentes ao movimento Transforma Portugal.

« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem