Perguntas Frequentes - Gabinete de apoio ao estudante e de inserção na vida ativa


O que é o GAEIVA?


O Gabinete de Apoio ao Estudante e Inserção na Vida Ativa é um gabinete que integra duas áreas: a área de ação social e apoio ao estudante e a área de acompanhamento ao estudante.

Enquanto estudante, em que é que o GAEIVA me pode apoiar?


A área de acompanhamento ao estudante pode proporcionar-te aconselhamento e acompanhamento psicológico em situações de sofrimento; apoiar-te durante o percurso educativo promovendo uma melhor adaptação e integração no ensino superior; e, pode, ainda, ajudar-te na transição para o mercado de trabalho.

As intervenções do GAEIVA – Área de Acompanhamento são só individuais?


Não. O GAEIVA proporciona e desenvolve, ao longo do ano letivo, workshops dirigidos a grupos de estudantes abordando diferentes áreas, quer ao nível da promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco, quer ao nível da preparação para a inserção na vida ativa.

Como posso aceder ao serviço?


Para acederes ao serviço poderás dirigir-te ao posto de trabalho da técnica do GAEIVA (Dra. Irina Ribeiro), dentro do horário de funcionamento da ESEP, ou se preferires poderás preencher o formulário de inscrição e enviá-lo para o e-mail  apoio.estudante@esenf.pt.

O atendimento psicológico individual tem algum custo?


Não. O atendimento psicológico e os workshops são totalmente gratuitos.

E se eu não quiser que os meus colegas saibam que procuro o GAEIVA?


O espaço de atendimento psicológico localiza-se no 3.º andar do Pólo Cidade do Porto, precisamente para que o acesso seja restrito e confidencial.

E dizem aos meus pais?


Sendo um serviço de psicologia, o domínio das consultas é totalmente sigiloso e confidencial, pelo que o que é dito no espaço da consulta fica entre o estudante e a técnica.

Qual o horário de atendimento?


O horário de atendimento concentra-se, prioritariamente, às 3.ªs feiras: das 14h00 às 16h50 e às 5ªs feiras: das 10h00 às 13h00.

Será que o GAEIVA pode dar resposta ao que estou a sentir?


O atendimento é realizado por uma psicóloga, sendo por isso um serviço especializado. As situações mais frequentes são ao nível das dificuldades de adaptação; isolamento social; dificuldades no estudo e de concentração; estados de ansiedade e stresse; sintomatologia depressiva; dificuldades relacionais/afetivas; problemas emocionais; dúvidas em relação ao curso. No entanto, este serviço pode também fazer reencaminhamento para outros profissionais e especialidades.


Não encontra resposta às suas questões? Contacte-nos!


« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem