A pessoa dependente e os familiares cuidadores

A pessoa dependente e os familiares cuidadores
Objetivos
  • Incorporar o conceito de autocuidado na perspetiva dos cuidados comuns a todas as pessoas para a manutenção da vida, saúde e bem-estar ao longo do processo de vida; 
  • Identificar os problemas relacionados com a dependência no autocuidado em contexto familiar; 
  • Compreender a dependência no autocuidado no âmbito de um resultado da transição saúde/doença e da transição para o papel de membro de família prestador de cuidados a um individuo dependente por longos períodos de tempo;
  •  Adquirir conhecimentos sobre a promoção da autonomia do autocuidado; 
  • Conhecer o processo de planeamento da preparação do regresso a casa de uma pessoa dependente no autocuidado e a sua relevância na obtenção de ganhos em saúde sensíveis aos cuidados de enfermagem; 
  • Identificar e reconhecer fatores socioeconómicos e culturais que interferem na prestação de cuidados por parte de um membro de família a um individuo dependente por longos períodos de tempo; 
  • Identificar os recursos disponíveis (equipamentos, profissionais, financeiros, sociais) que se constituem como condições facilitadoras/ inibidoras do processo de tomar conta por parte do familiar cuidador a um individuo dependente por longos períodos de tempo; 
  • Adquirir competências que permitam planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem gerais à pessoa dependente no autocuidado e ao membro de família prestador e cuidados de um indivíduo dependente por longos períodos de tempo; 
  • Desenvolver competências nas áreas de autonomia e de tomada de decisão para a resolução de problemas de saúde da pessoa dependente no autocuidado e do MFPC; 
  • Desenvolver capacidades para uma interação terapêutica facilitadora do padrão de equilibro entre a pessoa dependente no autocuidado e o familiar cuidador, no processo de ajuste ao papel de familiar cuidador; 
  • Desenvolver a capacidade de integrar e mobilizar conhecimentos; 
  • Desenvolver capacidades de pensamento crítico e reflexivo na tomada de decisão.

Conteúdos programáticos
  • Conceito de autocuidado; 
  • Os requisitos universais de autocuidado na teoria de Dorothea Orem; 
  • A problemática da dependência no autocuidado no contexto das transições saúde/doença; 
  • As ações do enfermeiro centradas no suplemento/complemento das atividades de autocuidado que a pessoa dependente não inicia ou não completa; 
  • Terapêuticas de enfermagem promotoras de autonomia nas pessoas dependentes. 
  • A pessoa dependente e o contexto familiar. 
  • Os desafios colocados às interações que se vão desenvolvendo e aos padrões de relacionamento entre os membros da família, pela integração de um membro da família dependente no autocuidado; 
  • A transição associada ao exercício do papel de membro da família prestador de cuidados; 
  • A ajuda profissional ao exercício do papel de prestação de cuidados por parte de um membro da família a um indivíduo dependente por longos períodos de tempo; 
  • Os recursos (equipamentos, profissionais, financeiros, sociais) disponíveis.

Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Maria do Carmo Alves da Rocha (mcrocha@esenf.pt)
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