Objetivos - Situar a avaliação dos sistemas de informação no contexto das estratégias de governação em saúde;
- Relacionar a avaliação dos sistemas de informação com a política de garantia da qualidade dos cuidados;
- Situar a avaliação dos sistemas de informação no quadro da estrutura e processos de gestão da informação que resulta dos cuidados de enfermagem;
- Compreender a necessidade de avaliação dinâmica dos SIE;
- Analisar criticamente as diferentes metodologias de avaliação de sistemas de informação;
- Analisar criticamente os diferentes critérios utilizados na avaliação de Sistemas de Informação;
- Incorporar a melhor evidência disponível e os "standards em uso” na avaliação dos SIE.
Conteúdos programáticos - Quando, como e porquê avaliar os Sistemas de Informação?;
- Critérios "consensuais” para a avaliação de sistemas de informação: qualidade técnica, qualidade da informação, custo, utilização/satisfação dos utilizadores, conformidade com as "normas” e efeitos organizacionais (impacto nos processos e resultados);
- Principais estratégias de avaliação dos Sistemas de Informação – abordagem objetiva vs subjetiva;
- Processo(s) de avaliação de Sistemas de Informação;
- Normas e "standards” disponíveis para os processos de avaliação de Sistemas de Informação;
- O conceito de "Sistema de Informação Eficiente” vs "Sistema de informação competitivo”.
Coordenador da Unidade Curricular
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