Conceitos, métodos e gestão em enfermagem

Conceitos, métodos e gestão em enfermagem
Objetivos
  • Compreender e relacionar os conceitos de gestão em enfermagem; 
  • Identificar a influência das teorias de enfermagem e de administração na organização dos cuidados e dos serviços de enfermagem;
  • Reconhecer o impacte que as alterações que se têm vindo a produzir na gestão das organizações de saúde têm provocado na gestão em enfermagem e nas funções do enfermeiro gestor; 
  • Analisar a relação da estrutura/cultura organizacional/comportamento organizacional e a gestão em enfermagem; 
  • Analisar a influência/relação do papel do enfermeiro gestor em vários aspetos do desempenho/comportamento organizacional e mudança organizacional; 
  • Reconhecer as características do planeamento estratégico; 
  • Compreender a importância do desenvolvimento das competências do enfermeiro gestor a nível da visão estratégica e ação estratégica; 
  • Identificar a importância do planeamento estratégico para a gestão em enfermagem no que se refere a tomada de decisões e resolução de problemas.

Conteúdos programáticos
  • Gestão em enfermagem - conceitos; 
  • Teorias de enfermagem e de administração e a sua influência na gestão em enfermagem; 
  • Novos paradigmas: 
  • Nova Gestão Pública; 
  • A organização: conceitos e teorias; abordagem política das organizações; estrutura organizacional; cultura organizacional; comportamento organizacional; mudança organizacional; 
  • Planeamento estratégico: conceitos; 
  • Análise SWOT; 
  • Resolução de problemas e tomada de decisões; 
  • Ética e o contexto da gestão em enfermagem: poder dos profissionais avanços científicos e tecnológicos, recursos, pluralismo de valores, sistema de saúde; 
  • Tomada de decisão ética: fundamentos, CES, CNECV.

Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Maria do Carmo Alves da Rocha (mcrocha@esenf.pt)

« Voltar

Pesquisa
Quem é quem?
Use esta funcionalidade para encontrar informação de contacto sobre Docentes, Funcionários e Alunos.
Sondagem