Objetivos - Possuir uma noção dos continuados integrados de saúde mental (CCISM);
- Analisar as situações clínicas abrangidas pelos CCISM;
- Discutir os graus de incapacidade psicossocial e dependência decorrentes de doença mental grave;
- Avaliar o funcionamento das CCISM, mobilização de recursos e continuidade de cuidados;
- Analisar a governação clínica dos CCISM (instrumentos de avaliação, supervisão e liderança clínica);
- Pretende-se ainda que os estudantes possam prestar cuidados a utentes com doenças graves e/ou avançadas e progressivas com o objetivo de promover o seu bem-estar e qualidade de vida;
- Quando possível, podem ainda os estudantes integrarem equipes que prestem Cuidados Paliativos (CP), os quais trazem benefícios para os utentes e suas famílias, diminuindo a carga sintomática e a sobrecarga dos familiares.
Conteúdos programáticos - Noção de continuados integrados de saúde mental (CCISM);
- Saúde/doença mental, reabilitação psicossocial e cuidados paliativos;
- Estruturas reabilitativas psicossociais, equipas de apoio domiciliário, unidades sócio-ocupacionais e unidades residenciais;
- Graus de incapacidade psicossocial e dependência decorrentes de doença mental grave;
- Tipologias para crianças e adolescentes, cujo défice decorrente da doença mental ou da perturbação grave do desenvolvimento e estruturação da personalidade limita a funcionalidade psicossocial;
- Articulação institucional e continuidade de cuidados;
- Princípios orientadores e regulamentação dos CCISM (Portaria nº 149/2011): Reabilitação psicossocial e intervenção comunitária; Referenciação aos CCISM;
- Organização e funcionamento das unidades e equipas de CCISM;
- Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos, Instrumento único de avaliação (IUA): Adultos;
- Crianças e adolescentes;
- Plano Individual de Intervenção (PII): Adultos; Crianças e adolescentes;
- Qualidade na prestação de cuidados (referenciais de qualidade e indicadores de avaliação);
- Formação sobre aplicativo informático para os CCISM;
- Politicas e estratégias assistenciais a utentes com demência avançada em diferentes contextos e países;
- Avaliação crítica de experiências de assistência a pessoas com demência avançada e às suas famílias;
- Reflexão crítica sobre valores e princípios orientadores dos cuidados a pessoas com demência avançada, designadamente cuidados paliativos;
- Discussão e debate sobre evidências e investigação realizada em matéria de assistência a pessoas com demência avançada;
- A componente clínica decorrerá em serviços em que a prevalência de pessoas com doença incurável e/ou ameaçadora da vida é alta, nomeadamente nas Equipas/Unidades da RNCCI, nos CSP e em alguns serviços hospitalares;
- Pode decorrer em Unidades Locais de Saúde (ULS), em equipas multidisciplinares específicas de CP, Equipas e Unidades de Cuidados Continuados Integrados (respetivamente ECCI e UCCI) e ERPI/D (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas/Dependentes), assegurando a prestação de cuidados diretos aos doentes/famílias em situação de maior complexidade ou de crise;
- Podem ainda acompanhar equipas de CP dos hospitais, se existirem, na prestação de CP domiciliários em estreita articulação com os profissionais do ACES, incluindo as ECCI; É importante assegurar a intervenção multidisciplinar.
Coordenador da Unidade Curricular
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