Objetivos - Conhecer plataformas e-learning e sua utilização para design de cursos/disciplinas; ı
- Conhecer ferramentas de produção de conteúdos educativos e compreender as formas de design e estruturação de conteúdos adequados ao público-alvo;
- Compreender as dinâmicas da produção de conteúdos educativos e da sua integração em ambientes e-learning na perspetiva da sua implementação real no terreno da enfermagem.
Conteúdos programáticos
1. Introdução ao e-learning (tecnologia e pedagogia); - 1.1. História do EAD ao e-learning;
- 1.2. Plataformas de gestão da aprendizagem LMS (exemplos de utilização na ESEP -sistema de informação e Moodle);
- 1.3. Tecnologias de Repositório de conteúdos educativos (OER – Open Educational Resources);
- 1.4 Tecnologias Web .
2.0 (twitter, facebook, ning); Trabalho1: criar um pequeno curso com entrega na plataforma e-learning e discussão em fórum; 2. Produção de conteúdos educativos; - 2.1 Design e estruturação de conteúdos educativos no contexto da prática profissional;
- 2.2. Ferramentas para a produção e partilha de conteúdos;
- 2.3 Tecnologias para produção de conteúdos (podcast, vodcasts, screencast, ...);
- 2.4 Integração em ambientes e-learning e criação de comunidades de prática;
Trabalho2: criar um conteúdo educativo para o curso com entrega na plataforma e-learning e discussão em Fórum.
Coordenador da Unidade Curricular
|