Objetivos - Desenvolver capacidades que visem despertar a consciência crítica sobre a saúde e seus determinantes e uma tomada de decisão livre e fundamentada;
- Desenvolver competências que visem a promoção da literacia em saúde, a participação social e a adoção de estilos de vida saudáveis;
- Desenvolver competências de intervenção direcionadas a grupos/comunidade no contexto da saúde escolar e saúde do idoso/envelhecimento ativo;
- Desenvolver capacidades e competências pessoais na promoção e recuperação da saúde;
- Desenvolver competências de resolução de problemas e estratégias de gestão de caso, através da aplicação informática "Plataforma de Integração à Prática Clínica”;
- Compreender os modelos de gestão de casos, reconhecendo o seu contributo na promoção da qualidade dos cuidados de enfermagem;
- Aplicar a visão holística e integradora na abordagem das situações problema;
- Propor a conceção e a implementação das respostas de um modo integral, integrado, sinérgico e coerente.
Conteúdos programáticos - Articulação e integração dos conhecimentos mobilizados no desenvolvimento de competências inerentes ao enfermeiro de cuidados gerais no contexto das UCC;
- Conceção, aplicação e avaliação de cuidados no âmbito das UCC dirigidos a grupos/comunidade;
- Utilização nas componentes TP/OT da metodologia problem based learning a partir dos casos vivenciados pelo estudante durante o Estágio, procedendo-se à análise e discussão de casos, tendo por base a melhor evidência científica disponível, procurando identificar os elementos essenciais dos modelos de gestão de casos;
- Utilização nas componentes TP/OT da "Plataforma de Integração à Prática Clínica” (PIPC) como suporte à estrutura dos dados e enunciados diagnósticos, intervenções e resultados.
Coordenador da Unidade Curricular Professora Doutora Alzira Teresa Vieira Martins Ferreira dos Santos ( teresam@esenf.pt)
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