EC: saúde mental e psiquiatria

EC: saúde mental e psiquiatria
Objetivos

O ensino clínico de saúde mental psiquiatria pretende que o aluno seja capaz de desenvolver competências de prestação de cuidados gerais de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiatria. Assim, espera-se que o aluno desenvolva e aprofunde, ao longo estágio, competências nos domínios: 
  • Prática profissional, ética e legal; 
  • Prestação e gestão de cuidados; e, desenvolvimento profissional. 
Durante este período pretende-se que o aluno, tomando como alvo dos cuidados a pessoa com perturbação mental e família, num contexto institucional, seja capaz de: 
  • Conhecer os modelos teóricos de referência/estratégias de intervenções adotados em saúde mental e psiquiatria; 
  • Identificar fatores geradores de perturbações do comportamento, atendendo ao referencial teórico de análise; 
  • Desenvolver competências comunicacionais, de modo a utilizar a comunicação de uma forma terapêutica com indivíduo/grupos (família/comunidade), nomeadamente em situações de dependência e de alteração das razões para ação; 
  • Desenvolver competências relacionais, na perspetiva de que o momento em que acontece a relação é um momento privilegiado e único de mútuo conhecimento (função terapêutica determinante); 
  • Desenvolver a capacidade de observação, análise reflexiva e autocrítica; 
  • Identificar os focos de atenção sensíveis aos cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiatria; 
  • Desenvolver competências no processo diagnóstico de enfermagem, planeamento, execução e avaliação das intervenções de enfermagem em saúde mental e psiquiatria, identificando resultados/ganhos em saúde, com recurso à metodologia problem based learning a partir dos casos vivenciados pelo estudante na unidade curricular ensino clínico de saúde mental e psiquiatria; 
  • Observar e analisar criticamente intervenções terapêuticas específicas (terapia ocupacional, electroconvulsivoterapia, grupoterapia, etc); 
  • Planear ações de psicoeducação dirigidas ao indivíduo, família e/ou grupo, procurando através da sua implementação, melhoria da literacia em saúde mental; 
  • Analisar as questões éticas decorrentes da prática de enfermagem psiquiátrica; 
  • Utilizar dados da investigação em enfermagem na prática dos cuidados.
Conteúdos programáticos
Aulas teóricas: 
  • Modelos assistenciais em Saúde Mental e Psiquiatria; 
  • Vultos de referência na história da psiquiatria; 
  • Política de Saúde Mental: Lei de Saúde Mental; Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016; 
  • Rede de referenciação em psiquiatria; 
  • Identidade/personalidade – medidas traço e estado; biotipologia; 
  • Principais grupos nosológicos infância, adulto e idoso- definições, características definidoras; 
  • Saúde mental vs perturbação mental; 
  • Neurobiologia das emoções e sentimentos;
  • Sicofisiologia do stresse; 
  • Adaptação; 
  • Resiliência; 
  • Variáveis positivas; 
  • Crise; 
  • Trauma; 
  • Stresse pós-traumático; 
  • Terapias físicas em psiquiatria: eletroconvulsivoterapia (ECT), intervenções de enfermagem; 
  • Psicofarmacologia – principais grupos farmacológicos, intervenções de enfermagem;
 Aulas Teórico Práticas: 
  • Comunicação: princípios; atitudes comunicacionais de Porter; impasses terapêuticos;
  • Observação;
  • Entrevista psiquiátrica; 
  • Entrevista motivacional; 
  • Exame mental;
  • Setting terapêutico. 
  • Atitude e comportamento do enfermeiro. 
  • Cognição: memória, orientação, pensamento, perceção, consciência, confusão, ilusão;
  • Emoções – ansiedade, luto, tristeza, humor;
  • Padrão de repouso/sono;
  • Uso de substâncias: dependências;
  • Dislexia: enurese, encoprese – importância do sintoma;
  • Processo familiar: avaliação familiar;
  • Prestador de cuidados;
  • Comportamento interativo: atividade;
  • Executada pelo próprio: comportamento alimentar, autocuidado;
  • Comportamento lesivo/agressivo: auto e hetero; 
  • Atividade psico-motora;
  • Vontade de viver; 
  • Comportamentos autolesivos: suicídio, parasuicídio, automutilação.

Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Teresa de Jesus Rodrigues Ferreira (teresarodrigues@esenf.pt)

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