Objetivos
O ensino clínico de saúde mental psiquiatria pretende que o aluno seja capaz de desenvolver competências de prestação de cuidados gerais de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiatria. Assim, espera-se que o aluno desenvolva e aprofunde, ao longo estágio, competências nos domínios: - Prática profissional, ética e legal;
- Prestação e gestão de cuidados; e, desenvolvimento profissional.
Durante este período pretende-se que o aluno, tomando como alvo dos cuidados a pessoa com perturbação mental e família, num contexto institucional, seja capaz de: - Conhecer os modelos teóricos de referência/estratégias de intervenções adotados em saúde mental e psiquiatria;
- Identificar fatores geradores de perturbações do comportamento, atendendo ao referencial teórico de análise;
- Desenvolver competências comunicacionais, de modo a utilizar a comunicação de uma forma terapêutica com indivíduo/grupos (família/comunidade), nomeadamente em situações de dependência e de alteração das razões para ação;
- Desenvolver competências relacionais, na perspetiva de que o momento em que acontece a relação é um momento privilegiado e único de mútuo conhecimento (função terapêutica determinante);
- Desenvolver a capacidade de observação, análise reflexiva e autocrítica;
- Identificar os focos de atenção sensíveis aos cuidados de enfermagem em saúde mental e psiquiatria;
- Desenvolver competências no processo diagnóstico de enfermagem, planeamento, execução e avaliação das intervenções de enfermagem em saúde mental e psiquiatria, identificando resultados/ganhos em saúde, com recurso à metodologia problem based learning a partir dos casos vivenciados pelo estudante na unidade curricular ensino clínico de saúde mental e psiquiatria;
- Observar e analisar criticamente intervenções terapêuticas específicas (terapia ocupacional, electroconvulsivoterapia, grupoterapia, etc);
- Planear ações de psicoeducação dirigidas ao indivíduo, família e/ou grupo, procurando através da sua implementação, melhoria da literacia em saúde mental;
- Analisar as questões éticas decorrentes da prática de enfermagem psiquiátrica;
- Utilizar dados da investigação em enfermagem na prática dos cuidados.
Conteúdos programáticos Aulas teóricas: - Modelos assistenciais em Saúde Mental e Psiquiatria;
- Vultos de referência na história da psiquiatria;
- Política de Saúde Mental: Lei de Saúde Mental; Plano Nacional de Saúde Mental 2007-2016;
- Rede de referenciação em psiquiatria;
- Identidade/personalidade – medidas traço e estado; biotipologia;
- Principais grupos nosológicos infância, adulto e idoso- definições, características definidoras;
- Saúde mental vs perturbação mental;
- Neurobiologia das emoções e sentimentos;
- Sicofisiologia do stresse;
- Adaptação;
- Resiliência;
- Variáveis positivas;
- Crise;
- Trauma;
- Stresse pós-traumático;
- Terapias físicas em psiquiatria: eletroconvulsivoterapia (ECT), intervenções de enfermagem;
- Psicofarmacologia – principais grupos farmacológicos, intervenções de enfermagem;
Aulas Teórico Práticas: - Comunicação: princípios; atitudes comunicacionais de Porter; impasses terapêuticos;
- Observação;
- Entrevista psiquiátrica;
- Entrevista motivacional;
- Exame mental;
- Setting terapêutico.
- Atitude e comportamento do enfermeiro.
- Cognição: memória, orientação, pensamento, perceção, consciência, confusão, ilusão;
- Emoções – ansiedade, luto, tristeza, humor;
- Padrão de repouso/sono;
- Uso de substâncias: dependências;
- Dislexia: enurese, encoprese – importância do sintoma;
- Processo familiar: avaliação familiar;
- Prestador de cuidados;
- Comportamento interativo: atividade;
- Executada pelo próprio: comportamento alimentar, autocuidado;
- Comportamento lesivo/agressivo: auto e hetero;
- Atividade psico-motora;
- Vontade de viver;
- Comportamentos autolesivos: suicídio, parasuicídio, automutilação.
Coordenador da Unidade Curricular
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