Formação em contexto clínico
70 horas de contacto Objetivos - Refletir sobre as práticas pedagógicas adequadas à aprendizagem da Enfermagem;
- Compreender os processos de aprendizagem em contexto clínico;
- Compreender os processos de autorregulação das aprendizagens;
- Desenvolver competências de relação e interação supervisiva;
- Identificar os pressupostos de uma avaliação para a aprendizagem em supervisão;
- Desenvolver o pensamento crítico/reflexivo no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional;
- Desenvolver a capacidade de reflexão sobre cenários de supervisão clínica;
- Refletir sobre a educação como um processo de construção pessoal ao longo da vida;
Conteúdos programáticos - As práticas pedagógicas e a aprendizagem da enfermagem;
- Processos de aprendizagem em ensino clínico;
- Os componentes motivacionais da aprendizagem autorregulada;
- Papel do supervisor na promoção das competências estratégicas;
- Gestão da informação e da Relação Pedagógica;
- A relação e interação supervisiva como alicerce da aprendizagem;
- Reflexão sobre cenários de supervisão clínica;
- A avaliação para a aprendizagem em contexto clínico: conceitos, processos e estratégias;
- Problemática da formação ao longo da vida.
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