Objetivos - Integrar o conceito de gestão do regime terapêutico enquanto autocuidado;
- Compreender a gestão da doença e dos regimes terapêuticos como um resultado da transição saúde/doença;
- Adquirir conhecimento sobre a gestão da doença e dos regimes terapêuticos complexos;
- Identificar e reconhecer fatores socioeconómicos e culturais que interferem na gestão da doença e dos regimes terapêuticos;
- Justificar decisões e juízos com base na evidência e investigação produzida;
- Adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para atuar como recurso facilitador da transição saúde/doença e dos desafios face ao processo de doença;
- Desenvolver capacidades para uma interação terapêutica promotora da gestão eficaz do regime terapêutico;
- Desenvolver capacidades para aceitar crenças e valores diferentes dos seus;
- Incorporar o empowerment enquanto um valor na relação terapêutica;
- Aumentar o autoconhecimento, identificando dificuldades, potencialidades pessoais e estratégias para promover o desenvolvimento pessoal, conhecer as suas próprias crenças e valores culturais.
Conteúdos programáticos - O autocuidado na pessoa com doença crónica: a teoria de autocuidado de Orem e a sua aplicação na gestão do regime terapêutico;
- Perfis de autocuidado;
- A gestão do regime terapêutico;
- Transição saúde/doença: a teoria de transição de Meleis;
- A gestão da doença e do regime terapêutico: indicadores de transição;
- A gestão da doença e do regime terapêutico: investigação e evidências;
- Fatores que interferem na transição saúde/doença: indicadores pessoais e sociais de vulnerabilidade e de resiliência;
- A família na transição saúde/doença;
- Terapêuticas de enfermagem: a informoterapia;
- A gestão de doenças e dos regimes terapêuticos complexos e suas particularidades;
- A interação enfermeiro/cliente.
Coordenador da Unidade Curricular
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