Objetivos - Iniciar a socialização à profissão, pelo reconhecimento das personalidades e dos factos que marcaram a história da enfermagem.
- Conhecer a evolução do cuidado e da enfermagem como profissão e disciplina.
- Situar a enfermagem no contexto das profissões, identificando o seu espaço profissional e a sua representação social.
- Compreender a especificidade do contributo da Enfermagem para os ganhos em saúde do indivíduo, família e comunidade, através da apreensão dos seus conceitos centrais.
- Desenvolver capacidades de pensamento crítico e reflexivo na tomada de decisão.
- Adquirir as competências no uso do processo de enfermagem, nomeadamente para a identificação de diagnósticos e para a prescrição de intervenções, com recurso à CIPE.
- Desenvolver o sentido de responsabilidade, o respeito pelos utentes e a consideração pelos enfermeiros.
- Conhecer os instrumentos que regulam a atividade dos enfermeiros.
- Conhecer o sistema de saúde português.
Conteúdos programáticos - História da enfermagem em Portugal e no mundo.
- A enfermagem no contexto das profissões: espaço profissional e a representação social.
- Evolução do pensamento em enfermagem: modelos e teorias de enfermagem.
- A enfermagem e os seus conceitos centrais: ambiente; saúde; cliente de enfermagem (indivíduo, família e comunidade); transição; e, interação.
- Taxonomias de enfermagem: a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem.
- O pensamento crítico e a ação dos enfermeiros.
- A tomada de decisão.
- A conceção de cuidados: da recolha de dados à avaliação.
- Processo de enfermagem.
- A utilização da CIPE no planeamento dos cuidados de enfermagem.
- As terapêuticas de enfermagem.
- A enfermagem e o sistema de saúde português.
- Desafios à enfermagem e ao exercício da profissão.
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