Introdução à prática clínica II

Introdução à prática clínica II
Objetivos

Objetivos gerais: 
  • Desenvolver no estudante uma consciência sobre as práticas de enfermagem. 
  • Desenvolver competências no estudante para a tomada de decisão em enfermagem. 
Objetivo específicos: 
  • Conhecer os processos de pensamento inerentes à conceção de cuidados de enfermagem. 
  • Desenvolver aptidões para a análise crítica dos seus processos de pensamento. 
  • Desenvolver o pensamento crítico enquanto ferramenta para a avaliação da coerência e consistência das tomadas de decisão.
  • Desenvolver a capacidade de explanação e sistematização da conceção de cuidados face a um cenário clínico. 
  • Aprofundar o conhecimento disciplinar face a diferentes situações clínicas.
  • Desenvolver a completude, integridade referencial e qualidade da linguagem usada na explanação da conceção de cuidados, face ao cenário clínico estudado.

Conteúdos programáticos
 
Aulas teóricas: 
  • As aulas teóricas destinam-se à abordagem de conteúdos já conhecidos pelos alunos noutros contextos do Curso, aqui com uma abordagem direcionada à sua articulação com os objetivos da disciplina. 
Aula 1:
  • O conhecimento necessário à interpretação dos cenários na perspetiva das áreas do conhecimento afim à Enfermagem;
  • O estatuto dos dados recolhidos face à identificação dos diagnósticos de enfermagem e à avaliação das terapêuticas;
Aula 2:
  • Tomada de decisão;
  • Processos de pensamento inerentes à conceção de cuidados: dos dados iniciais ao Plano de cuidados;
Aula 3:
  • A intenção dos cuidados: o diagnóstico de enfermagem, a clarificação sobre as prioridades para a ação, as terapêuticas de enfermagem e os indicadores de resultado;
  • Níveis de evidência na colheita de dados;
  • Sintaxe dos enunciados dos diagnósticos e intervenções de enfermagem. 
Aulas teórico práticas: 
  • As aulas teórico-práticas, numa fase mais inicial, de forma intercalar, criam momentos em que os grupos de trabalho partilham entre si os percursos desenvolvidos, as dificuldades e decisões que foram tomando. 
  • São orientados por um professor diferente do que os acompanha nas aulas de orientação tutorial, no sentido de lhes alargar o espectro das abordagens possíveis face ao cenário. 
  • Na fase final do semestre, as aulas teórico-práticas destinaram-se à apresentação oral, do trabalho desenvolvido ao longo do semestre. 
  • Este espaço também contempla um momento para discussão. 

Aulas de orientação tutorial: 
  • As aulas de orientação tutorial destinaram-se ao desenvolvimento pelos estudantes e discussão com o professor dos percursos iniciados ou já em curso face a cada cenário. 
  • Neste espaço criam-se momentos presenciais de reflexão e questionamento sobre a abordagem planeada a partir do cenário clínico fornecido aos estudantes, tendo em vista a realização de um plano de cuidados.

Coordenador da Unidade Curricular
Professor Doutor Abel Avelino Paiva e Silva (abel@esenf.pt)

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