Objetivos
Objetivos gerais: - Desenvolver no estudante uma consciência sobre as práticas de enfermagem.
- Desenvolver competências no estudante para a tomada de decisão em enfermagem.
Objetivo específicos: - Conhecer os processos de pensamento inerentes à conceção de cuidados de enfermagem.
- Desenvolver aptidões para a análise crítica dos seus processos de pensamento.
- Desenvolver o pensamento crítico enquanto ferramenta para a avaliação da coerência e consistência das tomadas de decisão.
- Desenvolver a capacidade de explanação e sistematização da conceção de cuidados face a um cenário clínico.
- Aprofundar o conhecimento disciplinar face a diferentes situações clínicas.
- Desenvolver a completude, integridade referencial e qualidade da linguagem usada na explanação da conceção de cuidados, face ao cenário clínico estudado.
Conteúdos programáticos Aulas teóricas: - As aulas teóricas destinam-se à abordagem de conteúdos já conhecidos pelos alunos noutros contextos do Curso, aqui com uma abordagem direcionada à sua articulação com os objetivos da disciplina.
Aula 1: - O conhecimento necessário à interpretação dos cenários na perspetiva das áreas do conhecimento afim à Enfermagem;
- O estatuto dos dados recolhidos face à identificação dos diagnósticos de enfermagem e à avaliação das terapêuticas;
Aula 2: - Tomada de decisão;
- Processos de pensamento inerentes à conceção de cuidados: dos dados iniciais ao Plano de cuidados;
Aula 3: - A intenção dos cuidados: o diagnóstico de enfermagem, a clarificação sobre as prioridades para a ação, as terapêuticas de enfermagem e os indicadores de resultado;
- Níveis de evidência na colheita de dados;
- Sintaxe dos enunciados dos diagnósticos e intervenções de enfermagem.
Aulas teórico práticas: - As aulas teórico-práticas, numa fase mais inicial, de forma intercalar, criam momentos em que os grupos de trabalho partilham entre si os percursos desenvolvidos, as dificuldades e decisões que foram tomando.
- São orientados por um professor diferente do que os acompanha nas aulas de orientação tutorial, no sentido de lhes alargar o espectro das abordagens possíveis face ao cenário.
- Na fase final do semestre, as aulas teórico-práticas destinaram-se à apresentação oral, do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
- Este espaço também contempla um momento para discussão.
Aulas de orientação tutorial: - As aulas de orientação tutorial destinaram-se ao desenvolvimento pelos estudantes e discussão com o professor dos percursos iniciados ou já em curso face a cada cenário.
- Neste espaço criam-se momentos presenciais de reflexão e questionamento sobre a abordagem planeada a partir do cenário clínico fornecido aos estudantes, tendo em vista a realização de um plano de cuidados.
Coordenador da Unidade Curricular
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