Língua gestual portuguesa
Objetivos - Refletir acerca da importância da unidade curricular para o futuro exercício da enfermagem;
- Dar a conhecer aspetos da história da comunidade surda e da língua gestual;
- Sensibilizar para a realidade da surdez;
- Debater, esclarecer e desenvolver técnicas de abordagem à pessoa surda e respetivos cuidados;
- Desenvolver competências básicas na área da língua gestual portuguesa.
Conteúdos programáticos - Distinção de terminologias/conceitos e dissipação de mitos.
- A importância do intérprete de língua gestual no acompanhamento da pessoa surda.
- Contextualização e importância do uso da língua gestual portuguesa para a comunidade surda.
- Primeiros contactos com a pessoa surda.
- Competências práticas em língua gestual: o alfabeto gestual.
- A numeração.
- Saudações.
- Os primeiros contatos/identificação.
- Elementos de identificação pessoal.
- Documentos pessoais.
- Pronomes pessoais.
- Pronomes possessivos.
- Pronomes interrogativos.
- Verbos e adjetivos.
- Dias da semana.
- Meses do ano.
- Família nuclear.
- Cores.
- Principais refeições.
- Alimentação (básica).
- Vestuário (básico).
- Sensações e sentimentos.
- Palavras-chave.
- Vocabulário relacionado com a saúde/enfermagem.
- Simulação de casos práticos que obriguem ao uso dos conceitos abordados.
Coordenador da Unidade Curricular
|
« Voltar