Língua gestual portuguesa

Língua gestual portuguesa
Objetivos
  • Refletir acerca da importância da unidade curricular para o futuro exercício da enfermagem; 
  • Dar a conhecer aspetos da história da comunidade surda e da língua gestual; 
  • Sensibilizar para a realidade da surdez; 
  • Debater, esclarecer e desenvolver técnicas de abordagem à pessoa surda e respetivos cuidados; 
  • Desenvolver competências básicas na área da língua gestual portuguesa. 

Conteúdos programáticos
  • Distinção de terminologias/conceitos e dissipação de mitos. 
  • A importância do intérprete de língua gestual no acompanhamento da pessoa surda. 
  • Contextualização e importância do uso da língua gestual portuguesa para a comunidade surda. 
  • Primeiros contactos com a pessoa surda. 
  • Competências práticas em língua gestual: o alfabeto gestual. 
  • A numeração. 
  • Saudações. 
  • Os primeiros contatos/identificação. 
  • Elementos de identificação pessoal. 
  • Documentos pessoais. 
  • Pronomes pessoais. 
  • Pronomes possessivos. 
  • Pronomes interrogativos. 
  • Verbos e adjetivos. 
  • Dias da semana. 
  • Meses do ano. 
  • Família nuclear.
  • Cores. 
  • Principais refeições.
  • Alimentação (básica).
  • Vestuário (básico). 
  • Sensações e sentimentos. 
  • Palavras-chave.
  • Vocabulário relacionado com a saúde/enfermagem. 
  • Simulação de casos práticos que obriguem ao uso dos conceitos abordados.

Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Lígia Maria Monteiro Lima (ligia@esenf.pt)

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