Objetivos - Reconhecer estruturas linguísticas essenciais ao funcionamento da língua, a partir de situações de uso quotidiano;
- Adquirir vocabulário básico que facilite a compreensão de textos e a comunicação em contextos de interação diária e de trabalho;
- Comunicar oralmente em diversas situações do quotidiano e/ou em função de objetivos comunicativos diversificados;
- Compreender as ideias / pontos essenciais de diversos tipos de textos/enunciados;
- Desenvolver métodos e técnicas que contribuam para a construção de textos simples.
Conteúdos programáticos - Conteúdos lexicais: o alfabeto; a identificação pessoal; verbo sein; pronomes interrogativos; pronomes pessoais; determinantes possessivos; artigos definido e indefinido.
- Conteúdos lexicais: números; horários / horas; dias da semana / meses.
- Conteúdos gramaticais: preposições de lugar; pronomes interrogativos; verbo haben.
- Conteúdos lexicais: descrição de espaços físicos; mobiliário; cores.
- Conteúdos gramaticais: adjetivos; advérbio de lugar; preposições de lugar; declinações de nomes e adjetivos.
- Conteúdos lexicais: graus de parentesco; pessoas; rotina diária; tempos livres.
- Conteúdos gramaticais: presente do indiciativo de verbos regulares e irregulares; advérbios de tempo e frequência; conjunções.
- Conteúdos lexicais: profissões; locais de trabalho; divisões; mobiliário.
- Conteúdos gramaticais: formas de verbos finitas no presente; género, número e caso no dativo; preposição de dativo e acusativo.
Coordenador da Unidade Curricular
|