Objetivos - Promover o auto conhecimento, a autoestima e o autoconceito;
- Facilitar a comunicação, o relacionamento e a interação social;
- Compreender as diferentes metodologias de intervenção psicoterapêuticas, tendo como alvo a pessoa, grupo, família e comunidade, de acordo com os diferentes modelos de atuação, num contexto de promoção da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros;
- Desenvolver competências de ajuda profissional no âmbito das modalidades de intervenção Psicoterapêuticas, promotoras de respostas adaptativas, no sentido de restabelecer o equilíbrio psíquico, a integração e a autonomia;
- Desenvolver competências para interpretar o papel de terapeuta;
- Desenvolver competências de escuta ativa de modo a identificar as necessidades alvo de intervenção terapêutica;
- Desenvolver competências de gestão de grupos orientadas para a utilização das diferentes modalidades como "instrumento” terapêutico;
- Desenvolver competências de prescrição, execução e avaliação das modalidades de intervenção terapêutica, de acordo com as necessidades de cada caso (indivíduo, família, grupo);
- Desenvolver competências de intervenção diferenciada, no contexto de equipas multidisciplinares;
- Treinar competências na concretização de modalidades psicoterapêuticas.
Conteúdos programáticos - Relação terapêutica;
- Relação de ajuda;
- Terapia cognitiva-comportamental;
- Técnica de reestruturação cognitiva;
- Técnica de modificação de comportamentos;
- Técnica de dessensibilização sistemática;
- Terapia ocupacional: Musicoterapia; Arteterapia; Ludoterapia; Biblioterapia; Outras (hidroterapia, hipoterapia);
- Terapia de estimulação cognitiva: Técnica de treino da memória, histórias de vida;
- Técnica de orientação para a realidade;
- Terapias de orientação Psicodinâmica;
- Outras terapias (massagem, autocontrolo, humor);
- Relaxamento;
- Relaxamento muscular;
- Técnica de imagens guiadas;
- Indicações, contraindicações das diferentes modalidades de intervenção terapêutica.
Coordenador da Unidade Curricular
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