Objetivos - Desenvolver competências para se constituírem como ajuda profissional avançada à pessoa na experiência de transição, promotoras de respostas adaptativas eficazes:
- Desenvolver competências de diagnóstico diferencial, no domínio dos processos adaptativos: coping e autocontrolo;
- Desenvolver competências de intervenção diferenciada, no sentido da promoção de respostas adaptativas eficazes face às experiências de transição.
Conteúdos programáticos - Aspetos conceptuais: coping e autocontrolo; a doença como fator de stress; variáveis antecedentes e consequentes da adaptação
- Natureza dos processos adaptativos nas experiências de transição:
- Coping adaptativo, autocontrolo, bem-estar e qualidade de vida em situação de doença;
- Fatores que facilitam/dificultam os processos adaptativos nas experiências de transição;
- Padrões de resposta adaptativa nas experiências de transição;
- Intervenções de enfermagem promotoras de respostas adaptativas eficazes face às experiências de transição.
Coordenador da Unidade Curricular
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