Processos adaptativos e autocontrolo

Processos adaptativos e autocontrolo
Objetivos
  • Desenvolver competências para se constituírem como ajuda profissional avançada à pessoa na experiência de transição, promotoras de respostas adaptativas eficazes: 
  • Desenvolver competências de diagnóstico diferencial, no domínio dos processos adaptativos: coping e autocontrolo; 
  • Desenvolver competências de intervenção diferenciada, no sentido da promoção de respostas adaptativas eficazes face às experiências de transição. 

Conteúdos programáticos
  • Aspetos conceptuais: coping e autocontrolo; a doença como fator de stress; variáveis antecedentes e consequentes da adaptação
  • Natureza dos processos adaptativos nas experiências de transição: 
  • Coping adaptativo, autocontrolo, bem-estar e qualidade de vida em situação de doença; 
  • Fatores que facilitam/dificultam os processos adaptativos nas experiências de transição; 
  • Padrões de resposta adaptativa nas experiências de transição; 
  • Intervenções de enfermagem promotoras de respostas adaptativas eficazes face às experiências de transição.

Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Célia Samarina Vilaça de Brito Santos (celiasantos@esenf.pt)

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