Psicologia da saúde

Psicologia da saúde
Objetivos
  • Conhecer globalmente os diferentes modelos descritivos e explicativos do comportamento e desenvolvimento humano. 
  • Descrever os padrões normativos de funcionamento psicológico nas principais etapas do desenvolvimento / ciclo-vital.
  • Compreender o comportamento humano em situações de saúde e doença. 
  • Desenvolver competências promotoras do confronto em situações de crise de saúde.

Conteúdos programáticos

1. Introdução à Psicologia da Saúde:
  • Importância da Psicologia num Curso de Enfermagem.
  • Objeto e métodos da Psicologia e da Psicologia da Saúde. 
2. O desenvolvimento da criança e do adolescente:
  • Conceitos básicos da psicologia do desenvolvimento e principais correntes teóricas;
  • O desenvolvimento pré-natal e o recém-nascido: o desenvolvimento do bonding;
  • Comportamentos reflexos;
  • Estados de ativação e níveis de atividade do RN;
  • A infância – primeiros três anos de vida;
  • Desenvolvimento psicomotor – marcos de desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento afetivo – vinculação;
  • Desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
  • Desenvolvimento do self: temperamento, autonomia e internalização;
  • O período pré-escolar. o pensamento pré-operatório segundo Piaget;
  • O desenvolvimento do autoconceito e autoestima; 
  • O Desenvolvimento da identidade de género;
  • A importância do jogo;
  • A idade escolar;
  • O pensamento operatório-concreto;
  • A perspetiva psicométrica e a influência dos processos de socialização;
  • O desenvolvimento sociocognitivo: julgamento moral;
  • O desenvolvimento interpessoal – a importância dos pares;
  • A adolescência;
  • Puberdade e desenvolvimento psicológico; 
  • O desenvolvimento cognitivo: pensamento formal, imaturidade (Elkind, crescimento neuronal);
  • O desenvolvimento da identidade (Erickson, Marcia);
  • O desenvolvimento moral: Kolhberg;
3. A Psicologia da Saúde e da Doença: 
  • Definição e aspetos conceptuais;
  • Modelos explicativos dos comportamentos de saúde e doença;
4. Comportamentos de saúde e de doença:
  • Definição de comportamento de saúde e de doença;
  • A perceção e interpretação de sintomas;
5. A vivência psicológica da situação de doença física ou de rutura de saúde. 
  • Os modelos de stresse e confronto;
  • O modelo de autorregulação do comportamento de doença de Leventhal;
  • A teoria da Crise de Rudolf Moos: as principais tarefas no processo de adaptação a uma crise de saúde;
  • Estratégias de coping;
6. Reações Psicológicas no contacto com os contextos de prestação de cuidados de saúde:
  • Implicações psicossociais da hospitalização;
  • Fatores psicológicos na reação face a procedimentos médicos invasivos e intervenções cirúrgicas;
7. Implicações psicossociais da doença crónica:
  • O processo de adaptação à doença crónica;
  • Qualidade de vida nos doentes crónicos;
  • A doença crónica na infância;
8. A Problemática da adesão terapêutica. 
9. O Suporte social. 
10. Personalidade, Saúde e Doença. 


Coordenador da Unidade Curricular
Professora Doutora Lígia Maria Monteiro Lima (ligia@esenf.pt)

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