Objetivos - Conhecer globalmente os diferentes modelos descritivos e explicativos do comportamento e desenvolvimento humano.
- Descrever os padrões normativos de funcionamento psicológico nas principais etapas do desenvolvimento / ciclo-vital.
- Compreender o comportamento humano em situações de saúde e doença.
- Desenvolver competências promotoras do confronto em situações de crise de saúde.
Conteúdos programáticos
1. Introdução à Psicologia da Saúde: - Importância da Psicologia num Curso de Enfermagem.
- Objeto e métodos da Psicologia e da Psicologia da Saúde.
2. O desenvolvimento da criança e do adolescente: - Conceitos básicos da psicologia do desenvolvimento e principais correntes teóricas;
- O desenvolvimento pré-natal e o recém-nascido: o desenvolvimento do bonding;
- Comportamentos reflexos;
- Estados de ativação e níveis de atividade do RN;
- A infância – primeiros três anos de vida;
- Desenvolvimento psicomotor – marcos de desenvolvimento motor;
- Desenvolvimento afetivo – vinculação;
- Desenvolvimento cognitivo e da linguagem;
- Desenvolvimento do self: temperamento, autonomia e internalização;
- O período pré-escolar. o pensamento pré-operatório segundo Piaget;
- O desenvolvimento do autoconceito e autoestima;
- O Desenvolvimento da identidade de género;
- A importância do jogo;
- A idade escolar;
- O pensamento operatório-concreto;
- A perspetiva psicométrica e a influência dos processos de socialização;
- O desenvolvimento sociocognitivo: julgamento moral;
- O desenvolvimento interpessoal – a importância dos pares;
- A adolescência;
- Puberdade e desenvolvimento psicológico;
- O desenvolvimento cognitivo: pensamento formal, imaturidade (Elkind, crescimento neuronal);
- O desenvolvimento da identidade (Erickson, Marcia);
- O desenvolvimento moral: Kolhberg;
3. A Psicologia da Saúde e da Doença: - Definição e aspetos conceptuais;
- Modelos explicativos dos comportamentos de saúde e doença;
4. Comportamentos de saúde e de doença: - Definição de comportamento de saúde e de doença;
- A perceção e interpretação de sintomas;
5. A vivência psicológica da situação de doença física ou de rutura de saúde. - Os modelos de stresse e confronto;
- O modelo de autorregulação do comportamento de doença de Leventhal;
- A teoria da Crise de Rudolf Moos: as principais tarefas no processo de adaptação a uma crise de saúde;
- Estratégias de coping;
6. Reações Psicológicas no contacto com os contextos de prestação de cuidados de saúde: - Implicações psicossociais da hospitalização;
- Fatores psicológicos na reação face a procedimentos médicos invasivos e intervenções cirúrgicas;
7. Implicações psicossociais da doença crónica: - O processo de adaptação à doença crónica;
- Qualidade de vida nos doentes crónicos;
- A doença crónica na infância;
8. A Problemática da adesão terapêutica. 9. O Suporte social. 10. Personalidade, Saúde e Doença.
Coordenador da Unidade Curricular
|