Objetivos - Analisar os aspetos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento e a sua relação com a saúde mental do idoso;
- Avaliar a influência dos contextos interno e externo na qualidade de vida do idoso;
- O idoso institucionalizado (lar, internamento hospitalar);
- Identificar problemas de saúde mental do idoso;
- Desenvolver estratégias assistenciais integradas que permitam acompanhar e promover a saúde mental dos idosos;
- Definir programas de intervenção dirigidos aos cuidadores de idosos.
Conteúdos programáticos - Aspetos biológicos, psicológicos e sociais do envelhecimento;
- A saúde e a doença mental do idoso;
- Contextos e qualidade de vida do idoso;
- O cuidador familiar do idoso como mediador;
- Necessidades dos idosos em matéria de cuidados de saúde mental na comunidade;
- Cuidar de idosos: problemáticas;
- O envelhecimento ativo;
- Perspetivas integradas de intervenção;
- Programas de promoção da saúde mental do idoso e intervenções específicas de enfermagem;
- O idoso em contexto institucional (lar, serviços de internamento, residências protegidas);
- Escalas e outros instrumentos de avaliação clínica (Idoso e familiar cuidador);
- Princípios de uma abordagem integrada dos cuidados a pessoas com demência avançada;
- Intervenções dirigidas a pessoas com demência avançada e aos seus familiares cuidadores, com base em evidências científicas;
- Avaliação global de necessidades em matéria de cuidados de saúde em pessoas com demência avançada e nos seus familiares cuidadores;
- Analisar modelos e abordagens assistenciais a pessoas com demência avançada e à sua família;
- Identificação de focos que necessitem de melhorias em matéria de intervenções de enfermagem, designadamente na área da demência avançada (autocuidado, gestão do regime terapêutico, relação, cognição, mobilidade);
- Parcerias para a mudança na prestação de cuidados a pessoas com demência e aos seus familiares cuidadores;
- Estratégias para promoção de aprendizagens na prestação de cuidados a pessoas com demência e aos seus familiares cuidadores, designadamente em contextos de trabalho.
Coordenador da Unidade Curricular
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