Objetivos - Compreender as problemáticas associadas aos fatores etiológicos e trajetórias desenvolvimentais que estão implicadas nos problemas de saúde mental da criança e do adolescente;
- Caracterizar os diferentes modelos psicodinâmicos no diagnóstico, tratamento e prevenção das psicopatologias da criança e do adolescente e a forma como lidam com as respostas humanas;
- Avaliar a especificidade dos problemas de saúde mental para a criança e o adolescente e os desafios que colocam à enfermagem de saúde mental do ponto de vista assistencial, incluindo o trabalho com a família;
- Analisar os focos de atenção e os contextos de assistência à criança e ao adolescente com problemas de saúde mental (profissionais e informais).
Conteúdos programáticos - Saúde Mental da criança e do adolescente:
- Principais modelos teóricos na compreensão dos problemas de saúde mental;
- Fatores de risco e fatores protetores;
- O conceito de resiliência;
- Problemas no desenvolvimento;
- Perturbações do sono, da fala e da psicomotricidade;
- Dificuldades de aprendizagem; Síndromes psicossomáticos;
- Perturbações do comportamento;
- Psicoses e pré-psicoses infantis;
- Depressão na criança;
- Abandono, negligência e maus tratos na criança;
- A problemática do adolescente:
- Estados depressivos;
- Depressão e suicídio na adolescência;
- Perturbações psicóticas e da personalidade;
- Abuso de substâncias;
- Delinquência;
- Maus tratos no adolescente;
- Modelos de intervenção;
- Enquadramentos políticos e legais da assistência;
- Modelos de prevenção primária, tratamento e reabilitação;
- Avaliação das respostas humanas e dos focos de atenção;
- Os contextos de intervenção: a família, a escola e as instituições de saúde;
- Intervenção integrada e multidisciplinar.
Coordenador da Unidade Curricular
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