Ano letivo 2019/2020

Ano letivo 2019/2020
Ata n.º 27/2019 do CTC de 15 de julho

Documento 2019/1910, relativo ao pedido de creditação enviado por Cristina Maria Santos Aguiar, estudante n.º 8602, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do plano de estudo do "Curso (curto) de Formação Especializada em Supervisão de Estágios Clínicos” da Universidade de Aveiro, concluído com aproveitamento por Cristina Maria Santos Aguiar, estudante n.º 8602, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do CPLEEMC, o CTC decide deferir o pedido nos seguintes termos: 
=> Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem – creditada com 15 valores (a partir do Curso (curto) de Formação Especializada em Supervisão de Estágios Clínicos, com a classificação de 15 valores).


Ata n.º 31/2019 do CTC de 9 de setembro

Documento 2019/1911, relativo ao pedido de creditação enviado por Graça Maria Fernandes Lopes, n.º 8603, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso do Mestrado em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, concluídas com aproveitamento por Graça Maria Fernandes Lopes, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Epistemologia da enfermagem (2 ECTS) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular Fundamentos Teóricos e Concepções de Enfermagem – 10 ECTS - com a classificação de 16 valores);
⇒ Autocuidado (2 ECTS) - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Prática Avançada – 10 ECTS - com a classificação de 17 valores);
⇒ Prestador de Cuidados (2 ECTS) – creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Prática Avançada – 10 ECTS - com a classificação de 17 valores); 
O CTC decidiu ainda, denegar a creditação à unidade curricular Ética de enfermagem, por manifesta falta de conteúdos equivalentes.

Documento 2019/1913, relativo ao pedido de creditação enviado por Luís Miguel Ribeiro Ferreira, n.º 8559, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEER. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Ciências da Enfermagem do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e do Doutoramento em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, concluídos com aproveitamento por Luis Miguel Ribeiro Ferreira, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Epistemologia da enfermagem (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir da unidade curricular de Ciências de Enfermagem II do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS, com 3 ECTS;
=> Ética de enfermagem (2 ECTS) - creditada sem nota (a partir das unidades curriculares de Ética e deontologia (com 1,5 ECTS) e Enfermagem I do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS, com 3 ECTS); 
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS) - creditada sem nota (a partir da tese de doutoramento, sem nota); 
=> Prática baseada na evidência (2 ECTS) – creditada sem nota (a partir das unidades curriculares de Ciências de Enfermagem I (com 3 ECTS) e Investigação em Enfermagem do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem do ICBAS, com 1,5 ECTS).



Documento 2019/2138, relativo ao pedido de creditação enviado por Filipa Ferreira Maia Fontes, estudante n.º 8625, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Doutoramento em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, concluídos com aproveitamento por Filipa Ferreira Maia Fontes, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS) creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular «Ética e Filosofia da Ciência» (4 ECTS), com a classificação de 13 valores); 
=> Prática Baseada na Evidência - creditada com 19 valores (a partir da unidade curricular «Revisão Sistemática e Meta-Análise» (4 ECTS), com a classificação de 19 valores).

Documento 2019/2237, relativo ao pedido de creditação enviado por Maria José Silva Dias, estudante n.º 6742, solicitando creditação a unidades curriculares do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso Mestrado em Informática Medica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, concluídos com aproveitamento por Maria José Silva Dias, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Economia e finanças em saúde (3 ECTS) – creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular de Economia da Saúde com 5 ECTS; 
=> Segurança e proteção de dados em saúde, (2 ECTS) - creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular Segurança informática, com 5 ECTS; 
O CTC decidiu ainda, denegar a creditação às unidades curriculares de "Introdução aos sistemas de informação em Enfermagem” (2ECTS) e "Marketing e inovação tecnológica como suporte à gestão em saúde” (3 ECTS), por manifesta falta de conteúdos equivalentes. 




Ata n.º 32/2019 do CTC de 16 de setembro

Documento 2019/2366, relativo ao pedido de creditação enviado por Albertina Maria Oliveira Rodrigues, estudante n.º 8670, solicitando creditação a unidades curriculares do CPGSCE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica da Universidade Católica Portuguesa, concluídas com aproveitamento por Albertina Maria Oliveira Rodrigues, o CTC, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Ética de enfermagem (2 ECTS) – creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular de Ética em Enfermagem (3 ECTS), com 13 valores (classificação C), não havendo outros conteúdos que possibilitem a creditação a outras unidades curriculares.

Documento ADHOC_32/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Maria da Conceição Oliveira Osorio, estudante n.º 39, solicitando creditação a unidades curriculares do MDCSE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Especialização Pós Graduada em Gestão de Unidades de Saúde, terminado em 2011 na Universidade do Porto, concluídas com aproveitamento por Maria da Conceição Oliveira Osório, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Planeamento, Operações e Logística (3 ECTS) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular Gestão de Infra estruturas (3 ECTS), com a classificação de 16 valores); 
⇒ Economia e Finanças em Saúde (3 ECTS) – creditada com 16,5 valores (a partir das unidades curriculares de Direito em Saúde (6 ECTS), com a classificação de 16 valores e Gestão Financeira e Controlo de Gestão (6 ECTS), com a classificação de 17 valores;
⇒ Marketing e inovação tecnológica como suporte à gestão em saúde (3 ECTS) – creditada com 16,5 valores (a partir das Unidades curriculares de Marketing de serviços de saúde (6 ECTS), com a classificação de 18 valores e Novas Tecnologias para a Saúde (6 ECTS), com a classificação de 15 valores).


Ata n.º 33/2019 do CTC de 23 de setembro

Documento 2019/2376, relativo ao pedido de creditação enviado por Bruna Alberta Moreira Mesquita Sampaio, estudante n.º 8679, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós Graduação em Cuidados Paliativos frequentado na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, concluídas com aproveitamento por Bruna Alberta Moreira Mesquita Sampaio, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Ética de enfermagem (2 ECTS) - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Ética e Espiritualidade em Cuidados Paliativos (2 ECTS), com a classificação de 16 valores;
⇒ Prática baseada na evidência (2 ECTS), creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Investigação em Cuidados Paliativos (7 ECTS), com a classificação de 15 valores);
⇒ Opção: Cuidados continuados integrados de saúde mental (8 ECTS) - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular de Estágio em Unidades de Cuidados Paliativos (10 ECTS), com a classificação de 18 valores).

Documento ADHOC_127/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Sandra Raquel Lopes Pessoa, estudante n.º 8011, solicitando creditação a unidades curriculares do MEC. Decisão do CTC:
Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, concluídas com aproveitamento por Sandra Raquel Lopes Pessoa, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC decidiu indeferir o pedido de creditação das unidades curriculares (UC) de "Investigação em Enfermagem”, "Metodologias de Análise Qualitativa de Dados” e "Metodologias de Análise Quantitativa de Dados”, 2º ano do MEC, nos termos seguintes:
O nível de detalhe do programa da unidade curricular de "Investigação” apresentado pela estudante não contém informação suficiente para a formulação de um juízo que permita verificar a sua congruência com os objetivos e conteúdos da unidade curricular de "Investigação em Enfermagem”;
Nenhum dos programas das unidades curriculares apresentadas contém objetivos e conteúdos sobreponíveis aos da unidade curricular de "Metodologias de Análise Qualitativa de Dados”;
O programa da unidade curricular de "Epidemiologia e estatística” apresentado pela estudante não contém objetivos, e os conteúdos programáticos não refletem a maioria do programa lecionado na unidade curricular de "Metodologias de Análise Quantitativa de Dados”.

Documento 2019/2332, relativo ao pedido de creditação enviado por Pedro Henrique Gonçalves da Silva, estudante n.º 8671, solicitando creditação a unidades curriculares do Mestrado em Enfermagem Comunitária. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Supervisão Clínica em Enfermagem, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a que o requerente obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
=> Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS) - creditada com 16 valores (a partir do Curso de Supervisão Clínica em Enfermagem (2 ECTS), com a classificação de 16 valores).

Documento ADHOC_43/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Paula Alexandra Amaral Ramos, estudante n.º 7888, solicitando creditação a unidades curriculares do CPGGSE. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Enfermagem, terminado em 2010 na Universidade Católica, concluídas com aproveitamento por Paula Alexandra Amaral Ramos, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes.
⇒ Ética de enfermagem (2 ECTS) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular de Ética (8 ECTS) com a classificação de 16 valores);
⇒ Prática baseada na evidência (2 ECTS) - creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Metodologias de Investigação (14 ECTS) com a classificação de 15 valores).



Ata n.º 34/2019 do CTC de 30 de setembro

Documento RG_115/2019, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Sofia Correia Fonseca, n.º 9043, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Sofia Correia Fonseca no CLE da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, tendo sido utilizadas:
=> Patologia (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem I (10 ECTS); classificação 12 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Ética e deontologia em enfermagem (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Sócio-antropologia da saúde (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos e procedimentos de enfermagem II (10 ECTS); classificação 13 valores;
=> Educação em saúde (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Ensino clínico - Fundamentos de Enfermagem (30 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia da saúde e dos sistemas grupais (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Enfermagem e violência nas relações de intimidade (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Enfermagem médico-cirúrgica e de reabilitação (9 ECTS); classificação 13 valores;
=> Enfermagem comunitária e familiar (7 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia e parasitologia (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Epidemiologia (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioquímica e biofísica (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Farmacologia (3 ECTS); classificação 11 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de  114 ECTS:
=> Desenvolvimento pessoal e social
=> Saúde do Adulto e do Idoso
=> Informação em Saúde
=> Introdução à Investigação
=> Comportamento e relação
=> Introdução à Enfermagem
=> Introdução à Prática Clínica I
=> Anatomia
=> Parentalidade
=> Socioantropologia da Saúde
=> Respostas Corporais à Doença II
=> Bioquímica e Microbiologia
=> Ensino Clínico: Enfermagem Comunitária
=> Ensino Clínico: Cirurgia
=> Ensino Clínico: Parentalidade e Gravidez
=> Bioética e Ética em Enfermagem
=> Farmacologia
=> Intervenções Resultantes de Prescrições
=> Patologia I
=> Respostas Corporais à Doença I
=> Psicologia da Saúde

Documento ADHOC_61/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Carla Sofia Azevedo Barbosa Neto, estudante n.º 7992, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Mestrado em Saúde Pública, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, concluídas com aproveitamento por Carla Sofia Azevedo Barbosa Neto, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
=> Planeamento em Saúde (3 ECTS) - Creditada com 13,7 valores (a partir das unidades curriculares «Administração da Saúde» - 4 ECTS, com a classificação de 17 valores; «Bioestatística I» - 4 ECTS, com a classificação de 14 valores e «Epidemiologia I (conceitos)» 4 ECTS, com a classificação de 10 valores).

Documento 2333/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Graça Maria Fernandes Lopes, estudante n.º 8603, solicitando creditação a unidades curriculares do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, Porto, concluídas com obteve aproveitamento por Graça Maria Fernandes Lopes, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
- Prática Baseada na Evidência (2 ECTS) – creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular "Metodologia de Investigação” (6 ECTS), com a classificação de 15 valores);
- Qualidade em saúde (2 ECTS) – creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular "Gestão” (6 ECTS), com a classificação de 16 valores).

Documento RG_105/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Diana Luísa Martins Oliveira, estudante n.º 8659, solicitando creditação a unidades curriculares do MER. Decisão do CTC: 
Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Evidência e Decisão em Saúde e Curso de Mestrado em Cuidados Paliativos, concluídas com aproveitamento por Diana Luísa Martins Oliveira, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Ética de Enfermagem (2 ECTS) - creditada com 14 valores (a partir da unidade curricular "Ética e Espiritualidade no fim de Vida” (5 ECTS), com a classificação de 14 valores);
⇒ Prática Baseada na Evidencia (2 ECTS) - creditada com 16 valores (a partir da unidade curricular "Evidência na Decisão” (5 ECTS), com a classificação de 16 valores);
⇒ Cuidados Continuados Integrados - Opção (2 ECTS) - creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular "Cuidados continuados e de acompanhamento” (6 ECTS), com a classificação final de 17 valores);
⇒ Investigação em Enfermagem (4 ECTS) - creditada com 16,5 valores (a partir média simples da unidade curricular "Investigação Clínica” (4 ECTS) com 19 valores e da unidade curricular "Investigação em serviços de saúde” (4 ECTS) com 14 valores);
⇒ Metodologias de análise quantitativa de dados (3 ECTS) – creditada com 13 valores (a partir da unidade curricular "Metodologia de Investigação em Saúde” (8 ECTS) com 13 valores).
O CTC decidiu ainda, denegar a creditação à unidades curriculares de Metodologias de análise qualitativa de dados e Qualidade em saúde, por manifesta falta de conteúdos equivalentes.

Documento RG_69/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Nuno Fernando da Cruz Pires Fonseca, estudante n.º 8675 do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação e Curso Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, concluídas com aproveitamento no Instituto Politécnico de Saúde do Norte, por Nuno Fernando da Cruz Pires Fonseca, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Ética de Enfermagem (2 ECTS) - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular "Bioética” (3 ECTS), com a classificação de 18 valores);
⇒ Enfermagem de Reabilitação (5 ECTS) - creditada com 18 valores (a partir da unidade curricular "Fundamentos de Enfermagem de Reabilitação” (9 ECTS) com a classificação de 18 valores);
⇒A pessoa com afeções cárdiorespiratórias (13 ECTS) - creditada com 17,5 valores (a partir média simples da unidade curricular "Enfermagem de Reabilitação” (12 ECTS) com 18 valores e da unidade curricular "Estágio IV- Cuidados de Enfermagem de Reabilitação a pessoas com problemas Respiratórios” (10 ECTS) com 17 valores);
⇒A pessoa com afeções ortotraumatológicas e conjuntivas (10 ECTS) - creditada com 18 valores (a partir média simples da unidade curricular "Enfermagem de Reabilitação” (12 ECTS) com 18 valores e da unidade curricular "Estágio III- Cuidados de Enfermagem de Reabilitação a pessoas com problemas Ortotraumatológicos e Vertebromedulares” (10 ECTS) com 18 valores).

Documento 2019/2284, relativo ao pedido de creditação enviado por Hélder Jaime Fernandes, estudante n.º 8667, solicitando creditação a unidades curriculares do MESMP. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica frequentado na Escola Superior de Saúde de Bragança, ao qual o requerente teve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer do coordenador do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Epistemologia da Enfermagem (2 ECTS) - creditada com 14 valores (a partir da unidade curricular de "Epistemologia da Enfermagem” (6 ECTS), terminado com 14 valores); 
⇒ Ética de Enfermagem (2 ECTS) - creditada com 12 valores (a partir da unidade curricular de "Ética e Direito em Saúde” (4 ECTS) com 12 valores); 
⇒ Metodologias de análise quantitativa de dados (3 ECTS) -  creditada sem nota, a partir da unidade curricular de "Planeamento Científico e Análise de dados”, frequentada no contexto do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria, terminado no ICBAS com a menção "Aprovado”. 
Relativamente às unidades curriculares de Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem e Prática Baseada na Evidência, considerando que sofreram já um processo de creditação anterior (respetivamente da experiência profissional e creditação simples, conforme certidão emitida pelo Instituto Politécnico de Bragança), o estudante deverá instruir o pedido com as informações necessárias à sua análise e respetiva emissão de pareceres. 
No que se refere às Unidades Curriculares do 2º ano do MESMP (Investigação em Enfermagem e Métodos de análise qualitativa de dados) o estudante deve facultar os conteúdos programáticos relativamente às unidades curriculares que frequentou com aproveitamento no ICBAS, que permitam verificar a possibilidade de creditação da formação prévia. 

Documento RG_151/2019, relativo ao pedido de creditação enviado por Ana Maria Gouveia Ribeiro Paiva Gouveia, estudante n.º 690 do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Bioética e Humanização em Serviços de Saúde realizado no Sindicato dos Enfermeiros do Norte, a partir do qual a estudante solicita creditação à Unidade Curricular de Ética em Enfermagem (2 ECTS), o CTC indefere o pedido, considerando que o mesmo não cumpre o estipulado no artigo 2.º do Regulamento de Creditações em vigor na ESEP, nomeadamente que a formação tenha sido realizada num estabelecimento de ensino superior. 

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