Ano letivo 2021/2022

Ano letivo 2021/2022
Ata n.º 34/2021 do CTC de 20 de setembro

Documento CR_18/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Sérgio Rodrigues da Silva, aluno n.º 4764, do CPLEEMC. Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do curso de Curso de Mestrado em Supervisão Clínica, realizado na ESEP, a que o estudante obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
⇒ Epistemologia em Enfermagem (2 ECTS) – creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Conceção de Cuidados, com 5 ECTS, com a classificação de 17 valores);
⇒ Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem (2 ECTS), creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular Conceitos e Implementação da Supervisão Clínica, com 9 ECTS, com a classificação de 15 valores).

Documento RG_232/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Marlene Rutilia Serpa Morais Ribeiro, aluna n.º 7432 do Curso de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho (CPGET).  Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem, realizado na Escola Superior de Enfermagem do Porto, concluídos em 2019, a que a requerente obteve aproveitamento, solicita creditação à unidade curricular de "Desenho e Gestão de um Serviço de Saúde Ocupacional” (3 ECTS), "Enfermagem em Contexto de Saúde Ocupacional” (3 ECTS) e "Promoção de Ambientes Profissionais Seguros” (6 ECTS), no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu nos seguintes termos:
- Indeferir o pedido de creditação da unidade curricular de "Desenho e Gestão de um Serviço de Saúde Ocupacional” (3 ECTS) do CPGET, considerando que a unidade curricular de "Gestão de Recursos Humanos em Enfermagem e Saúde” (5 ECTS) do curso de origem não integra o conteúdo programático e as estratégias pedagógicas, nomeadamente as Práticas Laboratoriais (14H).
- Indeferir o pedido de creditação da unidade curricular de "Enfermagem em Contexto de Saúde Ocupacional” (3 ECTS) do CPGET, considerando que a unidade curricular de "Processos de Trabalho em Enfermagem e Saúde” (3 ECTS), do curso de origem não integra o conteúdo programático e os objetivos da unidade curricular a creditar.
- Indeferir o pedido de creditação da unidade curricular de "Promoção de Ambientes Profissionais Seguros” (6 ECTS) do CPGET, considerando que a unidade curricular de "Processos de Trabalho em Enfermagem e Saúde” (3 ECTS), do curso de origem tem um número de ECTS inferior.

Documento RG_127/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Ana Isabel Costa Fontes Brandão, aluna n.º 9754 do CPLESMP. Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem frequentado no ICBAS, ao qual a requerente teve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu nos seguintes termos:
Epistemologia da Enfermagem, com 2 ECTS - creditada sem nota, a partir da unidade curricular de Ciências de Enfermagem I do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem, terminado com aproveitamento.
Prática baseada em evidências, com 2 ECTS - creditada sem nota, a partir da unidade curricular de Investigação em Enfermagem do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem, terminado com aproveitamento.
Ética de Enfermagem, com 2 ECTS - creditada sem nota, a partir da unidade curricular de Ética e Deontologia do Curso de Mestrado em Ciências de Enfermagem, terminado com aproveitamento.

Documento CR_61/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Joana Catarina Inocêncio Morais, n.º 9847, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Joana Catarina Inocêncio Morais no curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto: 
=> Patologia e Dietoterapia II (8,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia e Dietoterapia I (6,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Patologia Geral e da Nutrição (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquímica I (5,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia humana I (5,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Farmacodinamia (4,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fisiologia II (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Microbiologia básica (5,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquímica II (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fisiologia I (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomia humana II (5,5 ECTS); classificação 13 valores
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,8 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 24 ECTS:
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Farmacologia (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Patologia II  (3 ECTS)
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)

Documento CR_67/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria Domingues Clemente, n.º 9703, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria Domingues Clemente no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 17 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 18 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16,7 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_23/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pelo estudante Rui Filipe Luz Penela, n.º 9820, do CLE. Decisão do CTC:
Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Rui Filipe Luz Penela no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 16 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_39/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Francisca de Vila Santos, n.º 9822, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Francisca de Vila Santos no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 20 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,9 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_62/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Benedita Bizarro de Moura Bessa, n.º 9835, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Benedita Bizarro de Moura Bessa no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 10 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_40/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Manuela Cabral Neto Pinto Pontes, n.º 9837, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Manuela Cabral Neto Pinto Pontes no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 18 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 14 valores
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 18 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 17 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 17 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 16,9 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_51/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Joana Araújo Costa, n.º 9839, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Joana Araújo Costa no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,6 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_43/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Adriana Maria Neves Barros, n.º 9843, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Adriana Maria Neves Barros no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 10 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 19 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,1 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_42/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Rita Flores Moreira, n.º 9846, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Rita Flores Moreira no CLE da Universidade Católica Portuguesa: 
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_66/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Inês Alexandra Correia Afonso, n.º 9853, do CLE. Decisão do CTC:
Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Inês Alexandra Correia Afonso no CLE da Universidade Católica Portuguesa:
=> Criatividade e inovação (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Comunicação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia da saúde (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Patologia geral (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioquímica (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> História da enfermagem e da assistência (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> English for nursing (2 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Socioantropologia da saúde (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Pedagogia da Saúde (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Patologia do adulto e do idoso (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia (2 ECTS); classificação 15 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Enfermagem e corporalidade (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Investigação em enfermagem I (2 ECTS); classificação 16 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 42 ECTS:
=> Patologia I  (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde  (6 ECTS)
=> Informação em Saúde  (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação  (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia  (3 ECTS)
=> Anatomia  (3 ECTS)
=> Fisiologia  (6 ECTS)

Documento CR_57/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Inês Raquel Ferreira Teixeira, n.º 9854, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Inês Raquel Ferreira Teixeira no CLE da Universidade Fernando Pessoa:
=> Psicologia Aplicada (3 ECTS); classificação 19 valores;
=> Nutrição e dietética (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Língua inglesa II (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Farmacologia e terapêutica (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Autonomia e processo de decisão nos cuidados de enfermagem (10 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomofisiologia II (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Organização e Ética da Profissão (2 ECTS); classificação 11 valores;
=> Literacia e Comunicação em Saúde (2 ECTS); classificação 17 valores;
=> Língua inglesa I (2 ECTS); classificação 12 valores;
=> Epistemologia, Modelos e Processos de Enfermagem (12 ECTS); classificação 14 valores;
=> Biologia e Bioquímica Fisiológica (3 ECTS); classificação 12 valores;
=> Antropossociologia da saúde (2 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomofisiologia I (7 ECTS); classificação 12 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 13,6 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 48 ECTS:
=> Intervenções Resultantes de Prescrições (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Informação em Saúde (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Introdução à Prática Clínica I (6 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Farmacologia (3 ECTS)

Documento CR_50/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Joana Filipa Alves Pereira, n.º 9823, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Joana Filipa Alves Pereira no curso de Licenciatura em Educação Social da Universidade Portucalense Infante D. Henrique: 
=> Intervenção Socioeducativa para o Envelhecimento Ativo (6 ECTS); classificação 14 valores;
=> Pedagogia e Intervenção Familiar (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Psicologia das Organizações (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Empreendedorismo (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia social (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Educação para a saúde (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Ética e educação (5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Métodos e técnicas de investigação II (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento (5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Método e técnicas de investigação I (6 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,4 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 15 ECTS:
=> Empreendedorismo (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS) 
=> Socioantropologia da Saúde (6 ECTS) 

Documento CR_77/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Filipa Borges das Neves, n.º 9858, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Filipa Borges das Neves no CLE da Universidade de Aveiro:
=> Bioquímica e biofísica (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Psicologia relacional (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Ética e deontologia profissional (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 11 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 10 valores;
=> Saúde comunitária e ecologia (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,2 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Farmacologia (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Introdução à Prática Clínica I (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Patologia I (6 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Desenvolvimento pessoal e social (3 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS
=> Anatomia (3 ECTS)

Documento CR_70/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Joana Maria Pereira dos Santos, n.º 9842, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Joana Maria Pereira dos Santos no CLE da Universidade de Aveiro: 
=> Bioquímica e biofísica (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Psicologia relacional (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Ética e deontologia profissional (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 10 valores;
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 12 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 12 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 10 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 14 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Saúde comunitária e ecologia (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (4 ECTS); classificação 14 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 12,6 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Farmacologia (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Introdução à Prática Clínica I (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Patologia I (6 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Desenvolvimento pessoal e social (3 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS
=> Anatomia (3 ECTS)
Documento CR_65/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Marta Cunha Pacheco, n.º 9824, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Marta Cunha Pacheco no CLE da Universidade de Aveiro: 
=> Anatomia e fisiologia II (6 ECTS); classificação 13 valores;
=> Introdução à patologia (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Necessidades especiais (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (8 ECTS); classificação 15 valores;
=> Microbiologia e farmacologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Saúde comunitária e ecologia (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioquímica e biofísica (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia relacional (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Ética e deontologia profissional (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia e fisiologia I (6 ECTS); classificação 11 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (8 ECTS); classificação 15 valores;
=> Estruturas organizacionais e sociais da saúde (4 ECTS); classificação 15 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,3 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Farmacologia (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Introdução à Prática Clínica I (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Patologia I (6 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Desenvolvimento pessoal e social (3 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)

Documento CR_59/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Mariana Neves Torres, n.º 9815, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Mariana Neves Torres no Curso de Licenciatura em Fisiologia Clínica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto:
=> Patologia geral (3 ECTS); classificação 16 valores;
=> Fisiologia II (4 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fisiologia I (5 ECTS); classificação 12 valores;
=> Bioquímica funcional (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Biologia celular e histologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia II (4 ECTS); classificação 18 valores;
=> Anatomia I (5 ECTS); classificação 18 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 15 ECTS:
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Patologia II (3 ECTS)

Documento CR_69/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Ana Filipa Oliveira da Silva, n.º 9825, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Ana Filipa Oliveira da Silva no CLE da Instituto Politécnico de Bragança:
=> Anatomo-Histofisiologia I (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Psicologia do desenvolvimento (4 ECTS); classificação 17 valores;
=> Microbiologia (4 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem I (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Dietética e nutrição (3 ECTS); classificação 10 valores;
=> Bioética e deontologia (5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Enfermagem gerontológica e geriátrica (3 ECTS); classificação 15 valores;
=> Socioantropologia (4 ECTS); classificação 16 valores;
=> Pedagogia (2 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fundamentos de enfermagem II (6 ECTS); classificação 16 valores;
=> Epidemiologia e saúde pública (5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Administração e gestão em saúde (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioquímica e biofísica (4 ECTS); classificação 13 valores;
=> Anatomo-Histofisiologia II (5 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,8 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 57 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Desenvolvimento pessoal e social (3 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Introdução à Gestão em Enfermagem (3 ECTS)
=> Informação em Saúde (3 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Socioantropologia da Saúde (6 ECTS)
=> Saúde do Adulto e do Idoso (6 ECTS)

Documento CR_45/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Inês Lourenço da Silva, n.º 9818, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Inês Lourenço da Silva no CLE da Escola Superior de Saúde de Santa Maria:
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Enfermagem I: Métodos e Técnicas de Enfermagem (12,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 15,3 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Socioantropologia da Saúde (6 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> A pessoa dependente e os familiares cuidadores (6 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)

Documento CR_49/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria Inês Tomás da Silva, n.º 9827, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria Inês Tomás da Silva no CLE da Escola Superior de Saúde de Santa Maria:
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 10 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 11 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,6 
valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Socioantropologia da Saúde (6 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> A pessoa dependente e os familiares cuidadores (6 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)

Documento CR_47/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Catarina Raquel Machado Santos, n.º 9828, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Catarina Raquel Machado Santos no CLE da Escola Superior de Saúde de Santa Maria:
=> Comunicação em enfermagem (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Epistemologia da enfermagem (2,5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Anatomia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioestatística (2,5 ECTS); classificação 12 valores;
 => Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioquímica (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Socioantropologia (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Psicologia (5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 19 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 13 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 15 valores.
Na sequência da análise referida, e no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, o CTC decidiu creditar com 14,5 valores as seguintes unidades curriculares do CLE da ESEP, num total de: 54 ECTS:
=> Respostas Corporais à Doença I (6 ECTS)
=> Socioantropologia da Saúde (6 ECTS)
=> Bioética e Ética em Enfermagem (3 ECTS)
=> Psicologia da Saúde (6 ECTS)
=> Anatomia (3 ECTS)
=> Fisiologia (6 ECTS)
=> Introdução à Enfermagem (6 ECTS)
=> Línguas europeias – inglês (3 ECTS)
=> A pessoa dependente e os familiares cuidadores (6 ECTS)
=> Introdução à Investigação (3 ECTS)
=> Comportamento e relação (3 ECTS)
=> Bioquímica e Microbiologia (3 ECTS)
Documento CR_48/2021, relativo ao pedido de creditações enviado pela estudante Maria João Coimbra Dias Fernandes, n.º 9830, do CLE. Decisão do CTC: Foi analisado o conteúdo programático das seguintes unidades curriculares concluídas com aproveitamento por Maria João Coimbra Dias Fernandes no CLE da Escola Superior de Saúde de Santa Maria:
=> Língua inglesa (2,5 ECTS); classificação 18 valores;
=> Nutrição e saúde (2,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Genética (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
=> Fisiologia (5 ECTS); classificação 17 valores;
=> Bioética (2,5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Investigação em enfermagem (5 ECTS); classificação 14 valores;
=> Enfermagem I - Métodos e técnicas de enfermagem (12,5 ECTS); classificação 16 valores;
=> Microbiologia (2,5 ECTS); classificação 15 valores;
<
Ata n.º 31/2021 do CTC de 26 de julho

Documento CR_21/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Juliana Maria Pires Masi, aluna n.º 2290, do CPLEEC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, a que a requerente obteve aproveitamento, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis e do parecer da coordenadora do respetivo curso, o CTC, decidiu deferir o pedido nos termos seguintes:
=> Ética de Enfermagem (2 ECTS) – creditada com 17 valores, a partir da unidade curricular «Bioética e Biodireito» -2 ECTS (Nota: 17 valores); 
=> «Introdução à Supervisão Clínica em Enfermagem» (2 ECTS) – creditada com a nota de 17 valores, a partir da unidade curricular «Supervisão Clínica em Enfermagem» -2 ECTS (Nota: 17 valores); 
=> Unidade curricular de opção «Cuidados Continuados Integrados» (2 ECTS) – creditada com a nota de 16 valores, a partir da unidade curricular «Cuidados Continuados» -3 ECTS (Nota: 16 valores).

Documento CR_17/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Sofia Loureiro, aluna n.º 314, do CPLEEMC. Decisão do CTC: Analisado o processo instruído com os conteúdos programáticos das unidades curriculares do curso de Mestrado em Direção e Chefia de Serviços de Enfermagem, realizado na ESEP, do ano letivo 2019/2020, a que a estudante obteve aproveitamento, sou do parecer que deve ser deferido o pedido nos termos seguintes: 
⇒ Qualidade em Saúde (2 ECTS) – creditada com 15 valores (a partir da unidade curricular de Qualidade em Enfermagem e Saúde, com 3 ECTS, com a classificação de 15 valores); 
⇒ Economia em Saúde (2 ECTS), creditada com 17 valores (a partir da unidade curricular Economia e Finanças em Saúde, com 3 ECTS e com a classificação de 17 valores). 

Ata n.º 30/2021 do CTC de 18 de julho

Documento CR_20/2021, relativo ao pedido de creditações enviado por Miguel Ângelo Soares Silva, aluno n.º 4835, do CPLEER. Analisado o conteúdo programático das unidades curriculares do Curso de Mestrado em Supervisão Clínica em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto, no ano letivo 2016/2017, concluídas com aproveitamento:
=>Conceção de cuidados (5 ECTS); classificação de 16 valores;
=>Conceitos e implementação da supervisão clínica (9 ECTS); classificação 15 valores;
Na sequência da análise referida, no respeito pelas disposições regulamentares aplicáveis, e do parecer do coordenador do curso, auscultados os coordenadores das unidades curriculares, o CTC decidiu creditar as seguintes unidades curriculares do Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação, num total de 4 ECTS:
=>Introdução à supervisão clínica em enfermagem (2 ECTS) creditada com 15 valores;
=>Epistemologia da Enfermagem (2 ECTS) creditada com 16 valores.
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